Avançar para o conteúdo principal

Se eu não gostar de mim, quem gostará?

Não existem razões. Quanto mais falamos, mais nos desentendemos. "A linguagem é uma fonte de mal-entendidos". Bem verdade. Não se trata aqui de amar menos ou mais. Ninguém é ninguém para me dizer que eu amo menos que este ou que aquele. O amor não se pesa.
Penso que toda a gente vê o amor como algo positivo, o problema está nessa definição de amor. Aí, penso que não temos todos a mesma ideia. Não olhamos o amor todos da mesma forma, o que se liga com aquilo que somos. Conforme construímos o nosso "eu", vemos o amor de determinada forma. Se calhar, vamos mudando às vezes, não sei bem, não sou nenhuma especialista.
Só sei que para mim o amor é simples. E não sei lidar com muita coisa que às vezes atribuem ao amor. No outro dia perguntavam-me "Mas tu não te prendes às pessoas?" e noutra vez disseram-me "Tu és diferente. Tu não te prendes, não te dás!". Eu fiquei a pensar naquilo, juro que fiquei. Será verdade que não me prendo, não me dou? Será que por achar que no amor as pessoas não se devem anular, que devem continuar a ter um "eu" próprio fora do "nós" da relação, que as pessoas pensam assim a meu respeito? Talvez. Mas sim é verdade, é nisso que acredito. Uma relação não destrói (ou não deveria destruir) aquilo que a pessoa é na sua essência. Defendo que as pessoas não devem modificar completamente as suas vidas; acho que de outra forma as pessoas não estão a amar, mas sim a apagar-se.
Além disso, onde fica aquela ideia do "Se eu não gostar de mim quem gostará?"; para mim faz todo o sentido continuarmos a pensar em nós, naquilo que somos e a preocupar-nos com quem somos, sermos singulares. Porque se não soubermos ser um, sós, independentes, equilibrados no nosso mundo, mundo esse onde nos sentimos bem, amenos e tranquilos, não saberemos passar o que somos ao outro, mostrar a nossa essência, a nossa realidade. Nunca poderemos partilhar o nosso mundo, simplesmente porque ele não existe, e se chegarmos a entrar no mundo do outro, perdemos o nosso, pois não o temos construído numa base segura. A nossa base passa a ser a pessoa amada e quando algo corre menos bem com ela, o nosso mundo rui...
Por isso, sim, sou egoísta, insensível, fria, o que quiserem chamar. Sou parva e não sei lidar com relações. Fujo e não gosto de dar justificações. Afasto-me, sinto-me mal. Sim, é verdade e sê-lo-à sempre. Porque algumas atitudes vão contra aquilo que sou e eu não consigo aceitá-las, não sei lidar com elas e apetece-me esconder-me num local longe onde não tenha de me preocupar com pormenores que não conheço.
Eu aceito e compreendo outras ideias de amor. Só não funcionam comigo, não consigo pô-las em prática, o que não significa que para outras pessoas não funcione muito bem. Gosto de fazer a minha vida, ter alguma independência e individualidade. Não gosto de me sentir presa, pressionada e com imposições. Não gosto disso.

Sou mesmo assim, não sei ser diferente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A introspeção é algo muito importante, que pode parecer bonito e relaxante, mas nem sempre o é. Não é nada fácil olharmos para nós e vermos as nossas falhas e vulnerabilidades. Mas, se não o fizermos, é bem mais difícil mudar e evoluir. E vamos continuar a bater com a cabeça contra a parede, sem perceber porque é que determinadas coisas continuam a acontecer. Eu ainda estou a trabalhar a nível do reconhecimento das vulnerabilidades, e uma delas é gritante e talvez comum a muitas pessoas: falta de confiança e/ou insegurança. Parece uma coisa banal, mas nem sempre é fácil admitir. Ou podemos até ser capazes de admitir para nós próprios, mas não para os outros. Para os outros, usamos sempre a capa de pessoa super confiante, invencível. Mas eu reconheço essa falha e sei que ela tem tido impacto em diferentes áreas da minha vida.  A insegurança fez com que muitas vezes não falasse mais com determinadas pessoas, não procurasse relacionar-me mais com elas, apesar de sentir uma ligaç

Love can be so much more, if you just let it be.

I knew almost nothing about her. But what she showed me was so much. I didn't know until then, how little I knew about love and about myself. She kissed me and the world change. It got bigger, and it turned into a big mess of infinite possibilities. It was amazingly scary and terrifically wonderful. How can someone we almost don't know, see us so well. She kissed me and I knew: love is free, as free as you want it to be. Love can be so much more, if you just let it be.

período cinzento, cinzentíssimo...

Não gosto de me sentir assim e não queria escrever sobre como me sinto, porque isso é admitir, de facto, que me sinto assim. E eu quero negá-lo a todo o custo. Mas não tenho como. Sinto-me completamente em baixo. Sinto mal em qualquer lado, sinto-me mal comigo, com o meu corpo, com tudo e acabo por fazer mal às pessoas que tenho a meu lado. É tão estranho.  Eu sei o que, supostamente, tenho de fazer para não me sentir assim, mas sinto-me tão fraca, como se não valesse a pena. Mais vale deixar-me ficar aqui sentada e não me chatear. Só que estar sentada sem fazer nada chateia-me! Um dia sentada a olhar para a televisão ou para o computador mata-me e não tenho conseguido fugir disso (pelo menos enquanto andar de muletas, por causa do pé torcido!)... Sinto que me sai tudo torto, canso-me das coisas com facilidade, quero explicar e não consigo. "Inês, o que é que se passa contigo?" e eu com um nó na garganta, a querer responder e não me sai nada, "Inês, por favor, fa