Avançar para o conteúdo principal

Tu que és psicóloga...

"Tu que és psicóloga..."
É o início de uma frase que me irrita bastante e que normalmente, na minha experiência, antecede um conjunto de disparates que as pessoas acham, que eu que sou "psicóloga" "sei" que obviamente são a verdade mais correta e óbvia deste mundo.

"Tu que és psicóloga sabes que as crianças com pais separados são assim..."
"Tu que és psicóloga sabes que quem fuma erva acaba sempre por experimentar e passar para coisas mais graves"
"Tu que és psicóloga sabes que se um pai é assim o filho também vai ser, não há por onde fugir"
"Tu que és psicóloga sabes que as crianças mais quietas e sossegadas normalmente crescem com problemas"
"Tu que és psicóloga sabes que as crianças irrequietas depois acabam por ter mau aproveitamento, problemas na escolas e comportamentos de risco"
"Tu que és psicóloga, dá-me lá a tua opinião sobre o meu filho/a minha amiga/o meu pai/o meu patrão/etc.."

São só alguns exemplos.
Para começar eu não sou psicóloga. Queria muito dizer que sou e trabalhar como psicóloga. Mas não sou. Não fiz o estágio de acesso à Ordem e por muito que para todas as pessoas que me rodeiam o facto de eu ter terminado os estudos em psicologia signifique que eu sou psicóloga, não sou nem sinto que o seja e não me sinto bem em dizer que sou. 
Depois, as situações que escrevi anteriormente, podem todas elas ser verdade e ter acontecido com determinada pessoa, não têm de ser verdade para toda a gente. Há crianças com pais separados que se comportam de uma maneira e outras de outra. Há pessoas que fumam erva a vida inteira sem problemas e outras não. Há coisas que os filhos fazem iguais aos pais outras não. Não é por o meu pai ser alcoólico que eu também vou ser. Etc e tal. Há um infinito de possibilidades para o que se vai passar na vida de cada um, as coisas não são assim tão linear e eu, que não sou psicóloga não tenho que saber tudo. Principalmente se não sou eu que acompanho o caso da pessoa em causa e, portanto, não tenho o conhecimento para saber o que realmente se passa. 

E, já agora, se eu fosse psicóloga, ser psicóloga era a minha profissão, não significa que eu tenha que ser psicóloga noutras áreas da minha vida, comportar-me sempre de forma como um psicólogo se comportaria em contexto profissional e ter sempre a atitude mais adequada, assertiva, etc. Fora do trabalho, os psicólogos são pessoas como todas as outras: têm problemas, choram, riem, dizem coisas desadequadas, têm comportamentos corretos e outros nem tanto, dizem palavrões, chateiam-se, etc.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

período cinzento, cinzentíssimo...

Não gosto de me sentir assim e não queria escrever sobre como me sinto, porque isso é admitir, de facto, que me sinto assim. E eu quero negá-lo a todo o custo. Mas não tenho como. Sinto-me completamente em baixo. Sinto mal em qualquer lado, sinto-me mal comigo, com o meu corpo, com tudo e acabo por fazer mal às pessoas que tenho a meu lado. É tão estranho.  Eu sei o que, supostamente, tenho de fazer para não me sentir assim, mas sinto-me tão fraca, como se não valesse a pena. Mais vale deixar-me ficar aqui sentada e não me chatear. Só que estar sentada sem fazer nada chateia-me! Um dia sentada a olhar para a televisão ou para o computador mata-me e não tenho conseguido fugir disso (pelo menos enquanto andar de muletas, por causa do pé torcido!)... Sinto que me sai tudo torto, canso-me das coisas com facilidade, quero explicar e não consigo. "Inês, o que é que se passa contigo?" e eu com um nó na garganta, a querer responder e não me sai nada, "Inês, por favor, fa
A introspeção é algo muito importante, que pode parecer bonito e relaxante, mas nem sempre o é. Não é nada fácil olharmos para nós e vermos as nossas falhas e vulnerabilidades. Mas, se não o fizermos, é bem mais difícil mudar e evoluir. E vamos continuar a bater com a cabeça contra a parede, sem perceber porque é que determinadas coisas continuam a acontecer. Eu ainda estou a trabalhar a nível do reconhecimento das vulnerabilidades, e uma delas é gritante e talvez comum a muitas pessoas: falta de confiança e/ou insegurança. Parece uma coisa banal, mas nem sempre é fácil admitir. Ou podemos até ser capazes de admitir para nós próprios, mas não para os outros. Para os outros, usamos sempre a capa de pessoa super confiante, invencível. Mas eu reconheço essa falha e sei que ela tem tido impacto em diferentes áreas da minha vida.  A insegurança fez com que muitas vezes não falasse mais com determinadas pessoas, não procurasse relacionar-me mais com elas, apesar de sentir uma ligaç

Love can be so much more, if you just let it be.

I knew almost nothing about her. But what she showed me was so much. I didn't know until then, how little I knew about love and about myself. She kissed me and the world change. It got bigger, and it turned into a big mess of infinite possibilities. It was amazingly scary and terrifically wonderful. How can someone we almost don't know, see us so well. She kissed me and I knew: love is free, as free as you want it to be. Love can be so much more, if you just let it be.