Neste momento de mudança, decidi experimentar fazer, pela primeira vez, uma pasta de dentes caseira. Não foi preciso pesquisar muito para encontrar uma receita simples, fácil e rápida. Resta-nos ver, como é que a coisa corre depois.
Usei uma receita da página Trash is for tossers, onde podem encontrar imensa informação para começarem a produzir menos lixo.
Aqui vai e é super simples:
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 10-20 gostas de óleo essencial
É só misturar tudo! Ah, se estiverem num sítio frio como eu estou o óleo de coco vai estar sólido e não dá para misturar, por isso têm de aquecê-lo, passando o frasco em água quente, ou colocando em banho maria, ou às vezes só estando um pouquinho perto do aquecedor já faz o efeito. Depois é bem fácil de misturar.
Eu usei óleo essencial de hortelã, fica com um cheirinho bom fresquinho e deixa a boca assim também!
Fiquei super contente e orgulhosa por ter feito a pasta e ter dado mais um pequeno passinho! Mas tenho de ser sincera, a pasta fica bem diferente das pastas de dentes "normais":
- a textura é diferente, principalmente porque eu não tenho paciência para aquecer aquilo em condições todas as manhãs, e como aqui está um frio de rachar, a coisa está assim um bocado mais para o sólido.
- o sabor, bem... o bicarbonato de sódio dá-lhe um sabor estranho; sim, o óleo essencial ajuda, mas pelo menos no meu caso, não é o suficiente para deixar de sentir o bicarbonato. Talvez ajude se colocar mais gostas, devo ter posto umas 17. Ainda assim, pelo menos para mim, aguenta-se bem e penso que hei-de preferir continuar com esta pasta de dentes, do que voltar a comprar. Entretanto pode ser que me habitue ao sabor!
Quero continuar a pesquisar e a tentar talvez outras receitas, até porque fiquei com algumas dúvidas em relação ao bicarbonato de sódio. E dicas são sempre bem-vindas!
Comentários