Avançar para o conteúdo principal

Que seja eterno enquanto dura...

Ainda não percebia nada destas coisas das relações (ainda hoje continuo sem perceber muito) quando ouvi pela primeira vez a minha tia a dizer "Que seja eterno enquanto dura". E nunca mais me esqueci dessa frase tão simples e que diz tanta coisa. Demorou algum tempo até eu perceber o verdadeiro sugnificado, pelo menos para mim. Passaram-se anos, passou-se a adolescência, passou aquela altura de achar que final do namora era o fim do mundo, que nunca mais ia gostar de ninguém e essas lamechices todas. Sim, tenho uma visão muito diferente das relações hoje em dia, e uma visão muito diferente das relações que quero para mim, mas na altura era assim. Hoje acho que incorporei a frase da minha tia na minha vida. Eu quero sempre que seja eterno, até chegar ao seu fim. E o fim pode ser, daqui a um mês, um ano ou uma vida. Mas enquanto existir amor, vamos vivê-lo bem, vamos aproveitar ao máximo e vamos deixar as coisas mesquinhas de fora. 
Há uns anos vivi um amor que, se tanto, durou 1 mês, durante o qual, estivemos juntos uns dias apenas. Aquele amor foi eterno, durou toda a sua vida. Mas era um amor com uma esperança média de vida pequena e então decidimos aproveitá-lo ao máximo. Vivemos os melhores dias que podíamos ter vivido, fomos muito felizes. E quando chegou ao fim, porque um oceano inteiro nos separava e não fazia parte dos planos de nenhum de nós tal mudança, dissemos adeus. Lembro-me perfeitamente, abraçamo-nos junto ao carro e dissemos um até já. Continuamos a conversar ao longo dos anos, pontualmente. Lembro-me sempre dele com muito amor no coração e muita alegria, e fico contente com os êxitos dele. Na altura chorei imenso e não percebia o porquê de me ter ligado tanto àquela pessa num espaço de tempo tão curto. Só mais tarde, na distância do tempo, é que consegui perceber: tinha sido amor. E eu não estava preparada para um amor tão intenso e tão rápido.
Se me arrependo? Nunca. Ainda bem que tive a coragem de me aventurar e me entregar ao que senti no momento. O amor não é mais amor por durar mais tempo. O amor é amor, ponto. E aquele amor foi das coisas mais felizes e mais saudáveis que me aconteceu. E foi eterno.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

período cinzento, cinzentíssimo...

Não gosto de me sentir assim e não queria escrever sobre como me sinto, porque isso é admitir, de facto, que me sinto assim. E eu quero negá-lo a todo o custo. Mas não tenho como. Sinto-me completamente em baixo. Sinto mal em qualquer lado, sinto-me mal comigo, com o meu corpo, com tudo e acabo por fazer mal às pessoas que tenho a meu lado. É tão estranho.  Eu sei o que, supostamente, tenho de fazer para não me sentir assim, mas sinto-me tão fraca, como se não valesse a pena. Mais vale deixar-me ficar aqui sentada e não me chatear. Só que estar sentada sem fazer nada chateia-me! Um dia sentada a olhar para a televisão ou para o computador mata-me e não tenho conseguido fugir disso (pelo menos enquanto andar de muletas, por causa do pé torcido!)... Sinto que me sai tudo torto, canso-me das coisas com facilidade, quero explicar e não consigo. "Inês, o que é que se passa contigo?" e eu com um nó na garganta, a querer responder e não me sai nada, "Inês, por favor, fa
A introspeção é algo muito importante, que pode parecer bonito e relaxante, mas nem sempre o é. Não é nada fácil olharmos para nós e vermos as nossas falhas e vulnerabilidades. Mas, se não o fizermos, é bem mais difícil mudar e evoluir. E vamos continuar a bater com a cabeça contra a parede, sem perceber porque é que determinadas coisas continuam a acontecer. Eu ainda estou a trabalhar a nível do reconhecimento das vulnerabilidades, e uma delas é gritante e talvez comum a muitas pessoas: falta de confiança e/ou insegurança. Parece uma coisa banal, mas nem sempre é fácil admitir. Ou podemos até ser capazes de admitir para nós próprios, mas não para os outros. Para os outros, usamos sempre a capa de pessoa super confiante, invencível. Mas eu reconheço essa falha e sei que ela tem tido impacto em diferentes áreas da minha vida.  A insegurança fez com que muitas vezes não falasse mais com determinadas pessoas, não procurasse relacionar-me mais com elas, apesar de sentir uma ligaç

Love can be so much more, if you just let it be.

I knew almost nothing about her. But what she showed me was so much. I didn't know until then, how little I knew about love and about myself. She kissed me and the world change. It got bigger, and it turned into a big mess of infinite possibilities. It was amazingly scary and terrifically wonderful. How can someone we almost don't know, see us so well. She kissed me and I knew: love is free, as free as you want it to be. Love can be so much more, if you just let it be.