Ainda não percebia nada destas coisas das relações (ainda hoje continuo sem perceber muito) quando ouvi pela primeira vez a minha tia a dizer "Que seja eterno enquanto dura". E nunca mais me esqueci dessa frase tão simples e que diz tanta coisa. Demorou algum tempo até eu perceber o verdadeiro sugnificado, pelo menos para mim. Passaram-se anos, passou-se a adolescência, passou aquela altura de achar que final do namora era o fim do mundo, que nunca mais ia gostar de ninguém e essas lamechices todas. Sim, tenho uma visão muito diferente das relações hoje em dia, e uma visão muito diferente das relações que quero para mim, mas na altura era assim. Hoje acho que incorporei a frase da minha tia na minha vida. Eu quero sempre que seja eterno, até chegar ao seu fim. E o fim pode ser, daqui a um mês, um ano ou uma vida. Mas enquanto existir amor, vamos vivê-lo bem, vamos aproveitar ao máximo e vamos deixar as coisas mesquinhas de fora.
Há uns anos vivi um amor que, se tanto, durou 1 mês, durante o qual, estivemos juntos uns dias apenas. Aquele amor foi eterno, durou toda a sua vida. Mas era um amor com uma esperança média de vida pequena e então decidimos aproveitá-lo ao máximo. Vivemos os melhores dias que podíamos ter vivido, fomos muito felizes. E quando chegou ao fim, porque um oceano inteiro nos separava e não fazia parte dos planos de nenhum de nós tal mudança, dissemos adeus. Lembro-me perfeitamente, abraçamo-nos junto ao carro e dissemos um até já. Continuamos a conversar ao longo dos anos, pontualmente. Lembro-me sempre dele com muito amor no coração e muita alegria, e fico contente com os êxitos dele. Na altura chorei imenso e não percebia o porquê de me ter ligado tanto àquela pessa num espaço de tempo tão curto. Só mais tarde, na distância do tempo, é que consegui perceber: tinha sido amor. E eu não estava preparada para um amor tão intenso e tão rápido.
Se me arrependo? Nunca. Ainda bem que tive a coragem de me aventurar e me entregar ao que senti no momento. O amor não é mais amor por durar mais tempo. O amor é amor, ponto. E aquele amor foi das coisas mais felizes e mais saudáveis que me aconteceu. E foi eterno.
Comentários