Avançar para o conteúdo principal

Dizer adeus no trabalho

Não nos preparam para isto. Nunca ninguém me falou disto e nunca pensei passar por isto desta forma. Mas a verdade é que nas profissões da área social, não é possível ignorar a parte relacional. Aliás, essa é a parte mais importante do nosso trabalho, as relações significativas que criámos com as pessoas, com os utentes ou clientes, como lhes quiserem chamar. São pessoas. Pessoas a quem nos ligamos, de quem gostamos e de quem sentimos saudades. Sim, nem todos os dias são cor-de-rosa e nem sempre saímos do trabalho com um sorrido no rosto. Mas isso não significa que não gostemos dessas pessoas.
Só que ninguém nos prepara para o momento em que temos de sair. Principalmente, quando sair não é uma decisão nossa. É um murro no estômago, e levantam-se tantas questões:
- o que lhes dizer, como lhes explicar?
- quando lhes dizer?
- como ajudar a conter as suas emoções, quando as nossas emoções também estão à flor da pele?
- como deixar para trás anos de relação, de acompanhamento, de crescimento, assim, num piscar de olhos? 
É um processo que custa. Não tenho dúvidas que eles se vão adaptar e que continuaram a aprender e a evoluir, sem dúvida. E sei que eu também seguirei em frente, mas a verdade é que não queria. E queria poder dizer-lhes isso "eu não queria ir embora, eu queria continuar convosco". Mas que bem é que isso lhes faria? Pois.
Então, calo-me no meu silêncio. Esperando em segredo que sintam algumas saudades e que recordem um pouco do que lhes tentei transmitir ao longo do tempo que os acompanhei. Espero que não me esqueçam e que me guardem num lugar querido. Mas espero também que se adaptem e que aceitem quem vier a seguir com carinho e alegria. 
À medida que escrevo isto, penso que é a mim que me vai custar mais. Lembro todos os momentos com eles, e tudo o que aprendi. Isto parece uma grande treta, mas trabalhar com pessoas é mesmo lindo. E não, não é por sermos psicólogos, ou termos outra formação na área social, que estamos preparados para tudo e que temos que saber lidar com tudo. Somos humanos e sentimos as coisas. E nem sempre estamos bem. 
E sim, sair assim de um local de trabalho, de surpresa, na situação atual, deitou-me abaixo. Ainda estou a processar a aceitar o facto de que não vai haver um voltar ao trabalho, não nos vamos voltar a ver tão cedo, de que não vou estar lá para lhes explicar a situação, para os abraçar quando receberem a notícia, para lhes assegurar que não os estou a abandonar e que continuo a gostar imenso deles, de que as coisas que tínhamos planeadas fazer não vão acontecer (e fico a pensar "porque não fiz tudo isto antes?").

Não, ninguém nos prepara para isto. Preparam-nos para os prepararmos a eles e nós achamos que é só isso que é preciso. Até chegar ao momento em que percebemos que nós também precisamos de nos preparar para dizer adeus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

período cinzento, cinzentíssimo...

Não gosto de me sentir assim e não queria escrever sobre como me sinto, porque isso é admitir, de facto, que me sinto assim. E eu quero negá-lo a todo o custo. Mas não tenho como. Sinto-me completamente em baixo. Sinto mal em qualquer lado, sinto-me mal comigo, com o meu corpo, com tudo e acabo por fazer mal às pessoas que tenho a meu lado. É tão estranho.  Eu sei o que, supostamente, tenho de fazer para não me sentir assim, mas sinto-me tão fraca, como se não valesse a pena. Mais vale deixar-me ficar aqui sentada e não me chatear. Só que estar sentada sem fazer nada chateia-me! Um dia sentada a olhar para a televisão ou para o computador mata-me e não tenho conseguido fugir disso (pelo menos enquanto andar de muletas, por causa do pé torcido!)... Sinto que me sai tudo torto, canso-me das coisas com facilidade, quero explicar e não consigo. "Inês, o que é que se passa contigo?" e eu com um nó na garganta, a querer responder e não me sai nada, "Inês, por favor, fa
A introspeção é algo muito importante, que pode parecer bonito e relaxante, mas nem sempre o é. Não é nada fácil olharmos para nós e vermos as nossas falhas e vulnerabilidades. Mas, se não o fizermos, é bem mais difícil mudar e evoluir. E vamos continuar a bater com a cabeça contra a parede, sem perceber porque é que determinadas coisas continuam a acontecer. Eu ainda estou a trabalhar a nível do reconhecimento das vulnerabilidades, e uma delas é gritante e talvez comum a muitas pessoas: falta de confiança e/ou insegurança. Parece uma coisa banal, mas nem sempre é fácil admitir. Ou podemos até ser capazes de admitir para nós próprios, mas não para os outros. Para os outros, usamos sempre a capa de pessoa super confiante, invencível. Mas eu reconheço essa falha e sei que ela tem tido impacto em diferentes áreas da minha vida.  A insegurança fez com que muitas vezes não falasse mais com determinadas pessoas, não procurasse relacionar-me mais com elas, apesar de sentir uma ligaç

Love can be so much more, if you just let it be.

I knew almost nothing about her. But what she showed me was so much. I didn't know until then, how little I knew about love and about myself. She kissed me and the world change. It got bigger, and it turned into a big mess of infinite possibilities. It was amazingly scary and terrifically wonderful. How can someone we almost don't know, see us so well. She kissed me and I knew: love is free, as free as you want it to be. Love can be so much more, if you just let it be.