Avançar para o conteúdo principal

Curso de Verão 1 - Poder dizer, Dever dizer, Gostar de dizer


Começou por nos ser pedido que escrevêssemos num lado de uma folha o seguinte: poder dizer, dever dizer e gostar de dizer; do outro lado tínhamos de escrever quase sempre, quase nunca e com frequência e depois fazer a ligação com os dois lados, tipo correspondência. Apesar de ter feito a ligação de maneira diferente, afirmei que acreditava que geralmente as pessoas dizem aquilo que devem dizer, isto porque estamos rodeados de pessoas que gostam de nós e esperam determinadas coisas de nós e nós como gostamos delas queremos corresponder às suas expectativas e, portanto, acabamos por dizer exactamente o que querem ouvir. Se me incomoda esse facto, sim!
Então aquilo que dizemos e a forma como o dizemos é influenciado por pessoas, contextos, situações e conteúdos. Centrando-nos no último tópico podem ser emoções\sentimentos, juízos\opiniões e\ou factos. Para começar os portugueses têm dificuldade em exprimir sentimentos, pois foi assim que foram habituados desde sempre e é algo que vai passando de geração em geração. Até há pouco tempo, um homem que fosse realmente homem não chorava nunca, fosse em que circunstância fosse. Por outro lado, tendemos a confundir muitas vezes sentimentos com juízos e ao enunciarmos emoções estamos, na verdade, a enunciar opiniões. Também um erro importante que cometemos a maior parte das vezes é o facto de estarmos mais atentos a aspectos negativos do que positivos e, portanto, criticamos mais facilmente do que elogiamos. Hoje em dia ainda é difícil  ouvir um pai dizer a um filho que o ama ou vice-versa. Mas vemos muitos pais a exigir imenso dos filhos criticando, reparando os seus erros e esquecendo ou pelo menos não gratificando os seus triunfos e o mesmo para os filhos. É mais fácil, mas também é mais fácil apontar o dedo ao outro.
E, talvez seja um ponto adequado para introduzirmos a temática concreta da comunicação assertiva. Disse o professor António Fonseca que acredita que uma comunicação assertiva parte dos factos, segue para os juízos e termina na expressão de sentimentos. O grande ponto que diferencia a comunicação assertiva da comunicação agressiva é o facto da primeira começar pelo "eu" e a segunda começar com "tu". O facto de se começar uma frase com "Tu" passa uma sensação de ataque para o outro que o leva automaticamente a defender-se e reagir porque está a ser exposto. Enquanto que, começando a frase com o "Eu", somos nós próprios que nos estamos a expor e como não ataco o outro, ele estará mais disponível para o ouvir a informação que eu quero passar. Parece simples não é? Então, porque comunicamos tantas vezes de forma agressiva? Porque os outros nos obrigam a isso, pois também comunicam agressivamente e muitas vezes levam-nos ao limite; porque nós não sabemos gerir certas e determinadas situações; porque existe um acumular de situações (stress); porque não sabemos comunicar de outra forma (acontece com muitas pessoas); e por último, o nosso estado emocional. Porém, é bom lembrar a importância da comunicação nas relações interpessoais o pode ser visível no facto de cerca de 80% das rupturas nas relações se deve à comunicação ou falta dela.
Termina o professor dizendo que com frequência, então, dizemos aquilo que devemos dizer, porque não perturba e diz respeito àquilo que é socialmente aceite e esperado. Às vezes é adequado dizermos aquilo que podemos dizer, pois em determinados contextos\situações ou com determinadas pessoas estamos seguros de que realmente podemos dizer aquilo; não deveríamos ser tão convenientes e deveríamos forçar um pouco a dizer aquilo que gostamos de dizer e que naquele momento podemos, ou seja, não devemos ter tanto medo do impacto daquilo que vamos dizer, pois se nunca o dissermos não saberemos o que poderá mudar e até mudar, nomeadamente nas nossas relações pessoais. Raramente usamos o "eu", ou seja, raramente dizemos aquilo que gostaríamos de dizer,  precisamente por não sabermos o impacto que terá no outro e portanto ficamos em silêncio, adiamos ou utilizamos outros meios como a escrita (que eu também utilizo normalmente, devido à minha incapacidade de expressão, enfim...). Usamos estes métodos para contornar a dificuldade de dizer olhos nos olhos aquilo que gostaríamos de dizer a quem está à nossa frente. Por outro lado, dizer sempre aquilo que gostaríamos não seria razoável, pois seria como andar despido, estaríamos fragilizados e não teríamos as nossas defesas, nem intimidade.
Em suma, a ideia é de que devemos arriscar mais um pouco e não nos ficarmos apenas por aquilo que devemos dizer; por outro lado, tentar ser assertivo na nossa forma de comunicar com os outros: começando as frases com "Eu", partindo de factos - juízos - sentimentos.

Foi um curso muito interessante e que me ajudou muito, visto que sinto muitas vezes dificuldade em comunicar assertivamente e muitas vezes até em comunicar apenas, seja de que maneira for. Fica o desafio de tentar fazê-lo mais vezes e espero consegui-lo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A introspeção é algo muito importante, que pode parecer bonito e relaxante, mas nem sempre o é. Não é nada fácil olharmos para nós e vermos as nossas falhas e vulnerabilidades. Mas, se não o fizermos, é bem mais difícil mudar e evoluir. E vamos continuar a bater com a cabeça contra a parede, sem perceber porque é que determinadas coisas continuam a acontecer. Eu ainda estou a trabalhar a nível do reconhecimento das vulnerabilidades, e uma delas é gritante e talvez comum a muitas pessoas: falta de confiança e/ou insegurança. Parece uma coisa banal, mas nem sempre é fácil admitir. Ou podemos até ser capazes de admitir para nós próprios, mas não para os outros. Para os outros, usamos sempre a capa de pessoa super confiante, invencível. Mas eu reconheço essa falha e sei que ela tem tido impacto em diferentes áreas da minha vida.  A insegurança fez com que muitas vezes não falasse mais com determinadas pessoas, não procurasse relacionar-me mais com elas, apesar de sentir uma ligaç

Love can be so much more, if you just let it be.

I knew almost nothing about her. But what she showed me was so much. I didn't know until then, how little I knew about love and about myself. She kissed me and the world change. It got bigger, and it turned into a big mess of infinite possibilities. It was amazingly scary and terrifically wonderful. How can someone we almost don't know, see us so well. She kissed me and I knew: love is free, as free as you want it to be. Love can be so much more, if you just let it be.

período cinzento, cinzentíssimo...

Não gosto de me sentir assim e não queria escrever sobre como me sinto, porque isso é admitir, de facto, que me sinto assim. E eu quero negá-lo a todo o custo. Mas não tenho como. Sinto-me completamente em baixo. Sinto mal em qualquer lado, sinto-me mal comigo, com o meu corpo, com tudo e acabo por fazer mal às pessoas que tenho a meu lado. É tão estranho.  Eu sei o que, supostamente, tenho de fazer para não me sentir assim, mas sinto-me tão fraca, como se não valesse a pena. Mais vale deixar-me ficar aqui sentada e não me chatear. Só que estar sentada sem fazer nada chateia-me! Um dia sentada a olhar para a televisão ou para o computador mata-me e não tenho conseguido fugir disso (pelo menos enquanto andar de muletas, por causa do pé torcido!)... Sinto que me sai tudo torto, canso-me das coisas com facilidade, quero explicar e não consigo. "Inês, o que é que se passa contigo?" e eu com um nó na garganta, a querer responder e não me sai nada, "Inês, por favor, fa