Avançar para o conteúdo principal

Curso de Verão 1 - Poder dizer, Dever dizer, Gostar de dizer


Começou por nos ser pedido que escrevêssemos num lado de uma folha o seguinte: poder dizer, dever dizer e gostar de dizer; do outro lado tínhamos de escrever quase sempre, quase nunca e com frequência e depois fazer a ligação com os dois lados, tipo correspondência. Apesar de ter feito a ligação de maneira diferente, afirmei que acreditava que geralmente as pessoas dizem aquilo que devem dizer, isto porque estamos rodeados de pessoas que gostam de nós e esperam determinadas coisas de nós e nós como gostamos delas queremos corresponder às suas expectativas e, portanto, acabamos por dizer exactamente o que querem ouvir. Se me incomoda esse facto, sim!
Então aquilo que dizemos e a forma como o dizemos é influenciado por pessoas, contextos, situações e conteúdos. Centrando-nos no último tópico podem ser emoções\sentimentos, juízos\opiniões e\ou factos. Para começar os portugueses têm dificuldade em exprimir sentimentos, pois foi assim que foram habituados desde sempre e é algo que vai passando de geração em geração. Até há pouco tempo, um homem que fosse realmente homem não chorava nunca, fosse em que circunstância fosse. Por outro lado, tendemos a confundir muitas vezes sentimentos com juízos e ao enunciarmos emoções estamos, na verdade, a enunciar opiniões. Também um erro importante que cometemos a maior parte das vezes é o facto de estarmos mais atentos a aspectos negativos do que positivos e, portanto, criticamos mais facilmente do que elogiamos. Hoje em dia ainda é difícil  ouvir um pai dizer a um filho que o ama ou vice-versa. Mas vemos muitos pais a exigir imenso dos filhos criticando, reparando os seus erros e esquecendo ou pelo menos não gratificando os seus triunfos e o mesmo para os filhos. É mais fácil, mas também é mais fácil apontar o dedo ao outro.
E, talvez seja um ponto adequado para introduzirmos a temática concreta da comunicação assertiva. Disse o professor António Fonseca que acredita que uma comunicação assertiva parte dos factos, segue para os juízos e termina na expressão de sentimentos. O grande ponto que diferencia a comunicação assertiva da comunicação agressiva é o facto da primeira começar pelo "eu" e a segunda começar com "tu". O facto de se começar uma frase com "Tu" passa uma sensação de ataque para o outro que o leva automaticamente a defender-se e reagir porque está a ser exposto. Enquanto que, começando a frase com o "Eu", somos nós próprios que nos estamos a expor e como não ataco o outro, ele estará mais disponível para o ouvir a informação que eu quero passar. Parece simples não é? Então, porque comunicamos tantas vezes de forma agressiva? Porque os outros nos obrigam a isso, pois também comunicam agressivamente e muitas vezes levam-nos ao limite; porque nós não sabemos gerir certas e determinadas situações; porque existe um acumular de situações (stress); porque não sabemos comunicar de outra forma (acontece com muitas pessoas); e por último, o nosso estado emocional. Porém, é bom lembrar a importância da comunicação nas relações interpessoais o pode ser visível no facto de cerca de 80% das rupturas nas relações se deve à comunicação ou falta dela.
Termina o professor dizendo que com frequência, então, dizemos aquilo que devemos dizer, porque não perturba e diz respeito àquilo que é socialmente aceite e esperado. Às vezes é adequado dizermos aquilo que podemos dizer, pois em determinados contextos\situações ou com determinadas pessoas estamos seguros de que realmente podemos dizer aquilo; não deveríamos ser tão convenientes e deveríamos forçar um pouco a dizer aquilo que gostamos de dizer e que naquele momento podemos, ou seja, não devemos ter tanto medo do impacto daquilo que vamos dizer, pois se nunca o dissermos não saberemos o que poderá mudar e até mudar, nomeadamente nas nossas relações pessoais. Raramente usamos o "eu", ou seja, raramente dizemos aquilo que gostaríamos de dizer,  precisamente por não sabermos o impacto que terá no outro e portanto ficamos em silêncio, adiamos ou utilizamos outros meios como a escrita (que eu também utilizo normalmente, devido à minha incapacidade de expressão, enfim...). Usamos estes métodos para contornar a dificuldade de dizer olhos nos olhos aquilo que gostaríamos de dizer a quem está à nossa frente. Por outro lado, dizer sempre aquilo que gostaríamos não seria razoável, pois seria como andar despido, estaríamos fragilizados e não teríamos as nossas defesas, nem intimidade.
Em suma, a ideia é de que devemos arriscar mais um pouco e não nos ficarmos apenas por aquilo que devemos dizer; por outro lado, tentar ser assertivo na nossa forma de comunicar com os outros: começando as frases com "Eu", partindo de factos - juízos - sentimentos.

Foi um curso muito interessante e que me ajudou muito, visto que sinto muitas vezes dificuldade em comunicar assertivamente e muitas vezes até em comunicar apenas, seja de que maneira for. Fica o desafio de tentar fazê-lo mais vezes e espero consegui-lo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As desculpas pedem-se, os erros é que se evitam

As desculpas não se pedem, evitam-se. Passei a minha vida inteira a ouvir isto, para chegar aos 25 anos e perceber que é a maior estupidez de sempre.  Essa é a uma frase que as pessoas usam quando colocam expectativas demasiado elevadas para as outras. As desculpas pedem-se sim, as desculpas são para se pedir, é das primeiras coisas que ensinamos às crianças: pedir desculpa quando erram ou fazem uma asneira. Porque é que a partir de determinada altura já não queremos que as pessoas nos peçam desculpa? As desculpas pedem-se, o que se evita são os erros e ainda assim sabemos que ao longo da nossa vida iremos errar várias vezes.  Novamente, quem diz o contrário são as pessoas que criam expectativas excessivamente altas para os outros, impossíveis de cumprir. E ainda que digamos que devemos evitar os erros, não por aí umas quantas linhas filosóficas ou o que lhe quiserem chamar que defendem que é a partir dos erros que aprendemos? Que é com os que crescemos? Que os erros são parte essencial d…

Quantos queres?

Diz-me lá, quantos queres?
Nesta brincadeira de crianças
que está prestes a tornar-se séria, diz-me lá
Quantos queres?
Dias de sol, quantos queres?
Abraços de quem amas, quantos queres?
Uma festa no cabelo, quantos queres?
Noites de amor intenso e sem fim, quantos queres?
Diz-me lá, sinto que queres algo mais.
Dias de liberdade, quantos queres?
Momentos em que podes ser tu próprio, quantos queres?
Passeios na rua julgamentos dos outros, quantos queres?
Diz-me lá o quanto queres ser livre e seres tu, sem que ninguém te critique ou coloque em causa quem és. Diz-me o quanto queres gritar ao mundo de quem gostas, sem que ninguém te olhe de lado. Diz-me o quantos olhares de lado já sentiste, quantas pessoas a desaprovar um abraço, umas mãos dadas, um beijo que tenhas dado. Diz-me quantas vezes já te sentiste preso/a dentro do teu próprio corpo, quantas vezes escondeste o que realmente pensavas e  sentias para te enquadrares na sociedade, no teu grupo, na tua família, para fazeres parte do quadrado que…

Sobre a arte de estar sempre a aprender

O senhor V. e a dona P. têm sido uma verdadeira descoberta para mim. Nunca imaginei que fosse gostar tanto do que faço atualmente, que me fosse sentir tão bem, que fosse simpatizar tanto com os meus patrões, e lhes ter carinho, aquele carinho que criamos quase automaticamente por pessoas que nos fazem lembrar e que poderiam ser nossos pais. O senhor V. disse-me num dos primeiros dias que trabalhei na ourivesaria: "O saber não ocupa lugar" e é tão verdade. Tenho aprendido tanto com ele. Por vezes, chama-me de "Dra.", sabendo que eu não gosto nada disso, e diz com toda a certeza que eu sei fazer tudo o que ele faz, diga-se: mudar pilhas aos relógios, mudar braceletes, e arranjar umas quantas outras coisas. Porque fui para a universidade e portanto saberei tudo isso, porque sou "Dra.". Mas não sei e não sou Dra. Na faculdade não aprendi metade das coisas que tenho aprendido nas restantes áreas da minha vida, nem a faculdade de me ensinou, nem poderia ensinar …