Avançar para o conteúdo principal

Onde está a ética dos veterinários?


Não entendo como num mundo que dizemos tão evoluído continuamos a ver os animais como seres inferiores ao ser humano e que, portanto, não são portadores dos direitos mais básicos que o ser humano reconhece instintivamente para si. Se no outro dia eu tivesse visto um senhor no meio da rua ferido e tivesse chamado um ambulância, esta teria vindo imediatamente (ainda que pudesse demorar algum tempinho...), porque obviamente estava uma vida em jogo. Mas não, o que eu vi no outro dia foi um gato ferido, com o pescoço aberto e ferido numa pata, magro, fraco, apenas cheirava os meus dedos que tentavam chegar-lhe. Não tinha dinheiro, nem manta, nem nada. Ia a passar e vi-o. Inês, vamos lá. Primeira tentativa, liguei para a veterinário do meu gato a pedir ajuda, mas como estão longe deram-me o contacto de um veterinário mais próximo. Ok. Segunda tentativa: Clínica XX "Boa tarde, estou a ligar-lhe porque encontrei um gato aqui na Rua XX, está ferido e fraco e eu queria fazer alguma coisa, ajudá-lo", "Pode pegar numa manta e trazê-lo ou pô-lo numa caixa", "Olhe, eu estou no meio da rua e não tenho nada comigo, além disso tenho medo de o magoar visto que ele está muito ferido, será que como é aqui perto não podem vir cá buscá-lo?", "Pois, é complicado, só se o trouxer numa manta ou caixa, sabe nós não podemos salvar todos os animais de rua". Revolta! Eu não lhe estava a pedir para salvar todos os animais de rua, estava a pedir para salvar um, porque estava num estado muito mau, mas a resposta que tenho é sempre a mesma: "Se a menina se responsabilizar por ele e pela consulta e tratamentos...". Noutra altura talvez o fizesse, mas era-me mesmo impossível, não tinha como responsabilizar-me por aquele gatinho e fico revoltada comigo mesma.

Porém, questiono-me onde está a ética dos veterinários? Talvez fosse uma disciplina que deveria ser mais rigorosa quando estão a tirar o curso. Não lhes ensinam que os animais têm direitos e merecem respeito, tal como nós? Não lhes ensinam a fazer o melhor possível e a tentar salvar os animais que forem possíveis, tal como se faz nos hospitais? Não lhes ensinaram a não negar tratamento a um ser frágil e necessitado? Mas que raio afinal é que aprendem? A ser máquinas? A só verem o lucro?
Continuo a perguntar-me o que lhes teria custado viram ajudar a pegar no pequenito e levá-lo para a clínica, dar-lhe banho, comida e água, desinfectar os ferimentos e deixá-lo repousar sossegado por uma noite? Já não pedia mais. Talvez depois eu pudesse ajudá-lo de outra forma. Talvez ele depois conseguisse recuperar por si. Talvez, agora não sei dele. E o que me custa é que provavelmente a veterinária que me atendeu já nem se lembra dele. Perdoa-me.

Comentários

Believer disse…
Inês ao ler o teu texto, revi-me por completo.também eu vi um gato na rua, e tentei por tudo salvá-lo, mas a veterinária "Animal Care" no Padrão da Légua pura e simplesmente não quiseram saber! Paguei 110 euros, por um gato que não era meu, e como não pude pagar mais, deixaram-no morrer. Durante dois dias nâo dormi, e ainda cheguei a ir là reclamar a falta de "carinho" que tiveram. Só e apenas dinheiro. Como eu te percebo...na altura também escrevi no meu blog...para acalmar talvez. Revolta e sobretudo magoa viver num paìs assim

Mensagens populares deste blogue

A introspeção é algo muito importante, que pode parecer bonito e relaxante, mas nem sempre o é. Não é nada fácil olharmos para nós e vermos as nossas falhas e vulnerabilidades. Mas, se não o fizermos, é bem mais difícil mudar e evoluir. E vamos continuar a bater com a cabeça contra a parede, sem perceber porque é que determinadas coisas continuam a acontecer. Eu ainda estou a trabalhar a nível do reconhecimento das vulnerabilidades, e uma delas é gritante e talvez comum a muitas pessoas: falta de confiança e/ou insegurança. Parece uma coisa banal, mas nem sempre é fácil admitir. Ou podemos até ser capazes de admitir para nós próprios, mas não para os outros. Para os outros, usamos sempre a capa de pessoa super confiante, invencível. Mas eu reconheço essa falha e sei que ela tem tido impacto em diferentes áreas da minha vida.  A insegurança fez com que muitas vezes não falasse mais com determinadas pessoas, não procurasse relacionar-me mais com elas, apesar de sentir uma ligaç

Love can be so much more, if you just let it be.

I knew almost nothing about her. But what she showed me was so much. I didn't know until then, how little I knew about love and about myself. She kissed me and the world change. It got bigger, and it turned into a big mess of infinite possibilities. It was amazingly scary and terrifically wonderful. How can someone we almost don't know, see us so well. She kissed me and I knew: love is free, as free as you want it to be. Love can be so much more, if you just let it be.

período cinzento, cinzentíssimo...

Não gosto de me sentir assim e não queria escrever sobre como me sinto, porque isso é admitir, de facto, que me sinto assim. E eu quero negá-lo a todo o custo. Mas não tenho como. Sinto-me completamente em baixo. Sinto mal em qualquer lado, sinto-me mal comigo, com o meu corpo, com tudo e acabo por fazer mal às pessoas que tenho a meu lado. É tão estranho.  Eu sei o que, supostamente, tenho de fazer para não me sentir assim, mas sinto-me tão fraca, como se não valesse a pena. Mais vale deixar-me ficar aqui sentada e não me chatear. Só que estar sentada sem fazer nada chateia-me! Um dia sentada a olhar para a televisão ou para o computador mata-me e não tenho conseguido fugir disso (pelo menos enquanto andar de muletas, por causa do pé torcido!)... Sinto que me sai tudo torto, canso-me das coisas com facilidade, quero explicar e não consigo. "Inês, o que é que se passa contigo?" e eu com um nó na garganta, a querer responder e não me sai nada, "Inês, por favor, fa