Avançar para o conteúdo principal

Sinceridade. Transparência. Verdade

Sempre achei que estas palavras faziam sentido na minha vida, que as queria preservar. Sei que já cometi erros e também foi daí que aprendi muita coisa. Não quero com isto dizer que "não tenho papas na língua" e que digo tudo o que me vem à cabeça, não. Tento ter cuidado na forma como digo as coisas e muitas coisas guardo para mim, por achar que não têm importância necessária para "incomodar" outras pessoas, ou seja, há coisas que nós pensamos, mas que não vão trazer nada de novo ou de bom para a pessoa com quem estamos a falar. 
Mas há outras que se calhar são.
Se eu quero estar numa relação de verdade e sinceridade, se espero que o outro seja sempre sincero comigo, de forma a poder confiar nele, tenho também eu de defender essa sinceridade e transparência e ser seguidora destes valores. Normalmente, isso não me parece complicado. Só que, por vezes, acontecem situações, que nós sentimos que deviam ser ditas, mas também sabemos perfeitamente que vamos magoar imenso o outro. O que fazer? Não é fácil.
Eu optei por falar, porque senti que algo me estava a incomodar e a influenciar essa minha relação e, portanto, não seria justo para a outra pessoa não saber o que se passava, uma vez que acabava também por a afectar. Não foi fácil e não sei se o que fiz foi o mais correcto, mas ao contar, por um lado, senti um grande alívio de saber que não estava a esconder nada; apesar de logo a seguir surgir outro grande sufoco que foi olhar para a pessoa que estava à minha frente, que eu amo mais que qualquer outra coisa e sentir que a destruí por dentro, que ficou desfeita. Desfiz-me, paralizei, bloqueei.
Saiu o peso de estar a omitir algo importante e veio a culpa. Como é que fui capaz de o magoar tanto? Valeu a pena? Era de facto necessário ter dito tudo?
Continuo a pensar que ter falado não pode ter sido errado, porque uma relação tem de ser aberta e as duas pessoas devem poder falar sem problemas dos seus sentimentos e do que as incomoda, só nessa aceitação é que a relação pode funcionar. Fez-me sofrer, partiu-me o coração. Senti-me tão pequena, envergonhada, triste e má por te ver com lágrimas nos olhos. Cada palavra que eu dizia era uma faca no meu coração e  imagino que também no teu. Também as tuas palavras me feriam porque continuavas a mostrar um amor tal, mesmo depois de eu te magoar desta maneira, apesar de toda a tristeza nos teus olhos e da pura desilusão. Não acredito que muita gente conseguisse agir como tu. Eu própria, ao pensar que te ia contar tudo, imaginava uma atitude totalmente diferente. Achei que ficaríamos por aqui, arrisquei na mesma, porque achei que a relação não faria mais sentido a partir do momento em que eu começasse a  guardar segredos.
De facto, depois de tanta, mas tantas situações e dificuldades que passámos, tantas barreiras e obstáculos, tanta gente contra, tanta complicação, tantos problemas, tantas coisas que diariamente enfrentamos juntos, sim, acho que é maravilhoso como aqui estamos e vale a pena continuarmos assim, juntos.
Sei que ainda te dói, é tudo muito fresco, eu também ainda sinto esta culpa e tenho um pouco de vergonha de te olhar nos olhos, mas isso é porque te amo. Sei que nunca quis, de facto, magoar-te, apesar de o ter feito. "De boas intenções está o inferno cheio" não é?
Mas, nunca, em momento algum, quis fazer-te sofrer e penso que sabes isso, se não também terias tido outra atitude.
Sei que és uma pessoa especial, mesmo. E eu amo-te muito.
Não me posso arrepender de ser transparente contigo. A sinceridade também é amor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

período cinzento, cinzentíssimo...

Não gosto de me sentir assim e não queria escrever sobre como me sinto, porque isso é admitir, de facto, que me sinto assim. E eu quero negá-lo a todo o custo. Mas não tenho como. Sinto-me completamente em baixo. Sinto mal em qualquer lado, sinto-me mal comigo, com o meu corpo, com tudo e acabo por fazer mal às pessoas que tenho a meu lado. É tão estranho.  Eu sei o que, supostamente, tenho de fazer para não me sentir assim, mas sinto-me tão fraca, como se não valesse a pena. Mais vale deixar-me ficar aqui sentada e não me chatear. Só que estar sentada sem fazer nada chateia-me! Um dia sentada a olhar para a televisão ou para o computador mata-me e não tenho conseguido fugir disso (pelo menos enquanto andar de muletas, por causa do pé torcido!)... Sinto que me sai tudo torto, canso-me das coisas com facilidade, quero explicar e não consigo. "Inês, o que é que se passa contigo?" e eu com um nó na garganta, a querer responder e não me sai nada, "Inês, por favor, fa
A introspeção é algo muito importante, que pode parecer bonito e relaxante, mas nem sempre o é. Não é nada fácil olharmos para nós e vermos as nossas falhas e vulnerabilidades. Mas, se não o fizermos, é bem mais difícil mudar e evoluir. E vamos continuar a bater com a cabeça contra a parede, sem perceber porque é que determinadas coisas continuam a acontecer. Eu ainda estou a trabalhar a nível do reconhecimento das vulnerabilidades, e uma delas é gritante e talvez comum a muitas pessoas: falta de confiança e/ou insegurança. Parece uma coisa banal, mas nem sempre é fácil admitir. Ou podemos até ser capazes de admitir para nós próprios, mas não para os outros. Para os outros, usamos sempre a capa de pessoa super confiante, invencível. Mas eu reconheço essa falha e sei que ela tem tido impacto em diferentes áreas da minha vida.  A insegurança fez com que muitas vezes não falasse mais com determinadas pessoas, não procurasse relacionar-me mais com elas, apesar de sentir uma ligaç

Love can be so much more, if you just let it be.

I knew almost nothing about her. But what she showed me was so much. I didn't know until then, how little I knew about love and about myself. She kissed me and the world change. It got bigger, and it turned into a big mess of infinite possibilities. It was amazingly scary and terrifically wonderful. How can someone we almost don't know, see us so well. She kissed me and I knew: love is free, as free as you want it to be. Love can be so much more, if you just let it be.