Avançar para o conteúdo principal

Correr

Antigamente, não era grande fã de desporto. Andava a pé, jogava um volley no verão e tal, mas não era grande desportista.
Interessei-me pelo desporto quando conheci o remo. Um desporto que para além de trabalhar a minha parte física, mas libertava psicologicamente. Nunca tinha tido aquela sensação fantástica de, sozinha ou acompanhada (mas mais sozinha), estar no meio do rio e observar toda aquela paisagem, sentindo-me pequenina, mas maravilhada com o que rodeava e sentindo que era ali que eu pertencia. Subir até à ponte dos comboios e voltar a descer... Fantástico, uma liberdade que não consigo descrever. Eu senti uma mudança física, mas acima de tudo mental: eu sentia-me bem naquele lugar com aquelas pessoas. 
Entretanto, desenvolvi o gosto pelo exercício físico e comecei também a praticar por mim. E iniciei as minhas corridas. Primeiro, apenas 20 minutos ao fim-de-semana. Depois, corria todos os dias de manhã cedo antes de ir para as aulas e ao fim-de-semana. Mais tarde, aumentei para 30 minutos. E por fim, era 30 minutos nos dias de aulas e 1 hora ao fim-de-semana. Sem contar com os treinos. Quem me tirava a corrida matinal tirava-me tudo. Acordava bem-disposta e cheia de energia.
Infelizmente, tive de parar e, infelizmente, de novo, não sei até quando ou se mesmo definitivamente. Já estou parada há 2 meses pelo menos, sem treinos nem corridas. A única coisa que faço é caminhar. Quando naquele dia ao correr senti uma dor pela perna toda que quase me fez falhar a perna, percebi que devia parar um pouco, nunca pensei que fosse tanto. Deixei andar, até ao momento em que a dor começa a surgir apenas com o andar. Aí, parou tudo, assustei-me. Fui fazer raio-x, mas a linguagem dos médicos é demasiado técnica para eu perceber o que é sem explicação da médica. Sei que algo não está muito bem ou como deveria. Segunda-feira vou à médica saber. Estou ansiosa, pois quero saber o que posso ou não fazer. Quero voltar ao desporto, nem que seja natação ou hidroginástica, mas quero fazer algo, porque estar assim parada faz-me mal ao corpo e à mente. E o que me deixa mais chateada é que mesmo as caminhadas ás vezes custam um pouquinho, manco um bocado e não sei até que ponto estarei a forçar algo que já não está bem.
Mas, é mais forte do que eu, simplesmente já não sei estar parada. Apetece-me uma boa corridinha!

Comentários

NewMe disse…
estou a começar a apaixonar-me pela corrida e garanto-te que nunca imaginei tal coisa. revejo-me no teu texto, pois eu também nunca fui pessoa de seguir algo e investir a sério na área do desporto mas agora começo mesmo a sentir-me bem, inclusive mentalmente.
Tenho a certeza que o problema poderá resolver-se e que durante a resolução possas pelo menos fazer a hidroginástica. pensamento positivo! beijinho :)

Mensagens populares deste blogue

As desculpas pedem-se, os erros é que se evitam

As desculpas não se pedem, evitam-se. Passei a minha vida inteira a ouvir isto, para chegar aos 25 anos e perceber que é a maior estupidez de sempre.  Essa é a uma frase que as pessoas usam quando colocam expectativas demasiado elevadas para as outras. As desculpas pedem-se sim, as desculpas são para se pedir, é das primeiras coisas que ensinamos às crianças: pedir desculpa quando erram ou fazem uma asneira. Porque é que a partir de determinada altura já não queremos que as pessoas nos peçam desculpa? As desculpas pedem-se, o que se evita são os erros e ainda assim sabemos que ao longo da nossa vida iremos errar várias vezes.  Novamente, quem diz o contrário são as pessoas que criam expectativas excessivamente altas para os outros, impossíveis de cumprir. E ainda que digamos que devemos evitar os erros, não por aí umas quantas linhas filosóficas ou o que lhe quiserem chamar que defendem que é a partir dos erros que aprendemos? Que é com os que crescemos? Que os erros são parte essencial d…

Quantos queres?

Diz-me lá, quantos queres?
Nesta brincadeira de crianças
que está prestes a tornar-se séria, diz-me lá
Quantos queres?
Dias de sol, quantos queres?
Abraços de quem amas, quantos queres?
Uma festa no cabelo, quantos queres?
Noites de amor intenso e sem fim, quantos queres?
Diz-me lá, sinto que queres algo mais.
Dias de liberdade, quantos queres?
Momentos em que podes ser tu próprio, quantos queres?
Passeios na rua julgamentos dos outros, quantos queres?
Diz-me lá o quanto queres ser livre e seres tu, sem que ninguém te critique ou coloque em causa quem és. Diz-me o quanto queres gritar ao mundo de quem gostas, sem que ninguém te olhe de lado. Diz-me o quantos olhares de lado já sentiste, quantas pessoas a desaprovar um abraço, umas mãos dadas, um beijo que tenhas dado. Diz-me quantas vezes já te sentiste preso/a dentro do teu próprio corpo, quantas vezes escondeste o que realmente pensavas e  sentias para te enquadrares na sociedade, no teu grupo, na tua família, para fazeres parte do quadrado que…

Sobre a arte de estar sempre a aprender

O senhor V. e a dona P. têm sido uma verdadeira descoberta para mim. Nunca imaginei que fosse gostar tanto do que faço atualmente, que me fosse sentir tão bem, que fosse simpatizar tanto com os meus patrões, e lhes ter carinho, aquele carinho que criamos quase automaticamente por pessoas que nos fazem lembrar e que poderiam ser nossos pais. O senhor V. disse-me num dos primeiros dias que trabalhei na ourivesaria: "O saber não ocupa lugar" e é tão verdade. Tenho aprendido tanto com ele. Por vezes, chama-me de "Dra.", sabendo que eu não gosto nada disso, e diz com toda a certeza que eu sei fazer tudo o que ele faz, diga-se: mudar pilhas aos relógios, mudar braceletes, e arranjar umas quantas outras coisas. Porque fui para a universidade e portanto saberei tudo isso, porque sou "Dra.". Mas não sei e não sou Dra. Na faculdade não aprendi metade das coisas que tenho aprendido nas restantes áreas da minha vida, nem a faculdade de me ensinou, nem poderia ensinar …