Avançar para o conteúdo principal

Correr

Antigamente, não era grande fã de desporto. Andava a pé, jogava um volley no verão e tal, mas não era grande desportista.
Interessei-me pelo desporto quando conheci o remo. Um desporto que para além de trabalhar a minha parte física, mas libertava psicologicamente. Nunca tinha tido aquela sensação fantástica de, sozinha ou acompanhada (mas mais sozinha), estar no meio do rio e observar toda aquela paisagem, sentindo-me pequenina, mas maravilhada com o que rodeava e sentindo que era ali que eu pertencia. Subir até à ponte dos comboios e voltar a descer... Fantástico, uma liberdade que não consigo descrever. Eu senti uma mudança física, mas acima de tudo mental: eu sentia-me bem naquele lugar com aquelas pessoas. 
Entretanto, desenvolvi o gosto pelo exercício físico e comecei também a praticar por mim. E iniciei as minhas corridas. Primeiro, apenas 20 minutos ao fim-de-semana. Depois, corria todos os dias de manhã cedo antes de ir para as aulas e ao fim-de-semana. Mais tarde, aumentei para 30 minutos. E por fim, era 30 minutos nos dias de aulas e 1 hora ao fim-de-semana. Sem contar com os treinos. Quem me tirava a corrida matinal tirava-me tudo. Acordava bem-disposta e cheia de energia.
Infelizmente, tive de parar e, infelizmente, de novo, não sei até quando ou se mesmo definitivamente. Já estou parada há 2 meses pelo menos, sem treinos nem corridas. A única coisa que faço é caminhar. Quando naquele dia ao correr senti uma dor pela perna toda que quase me fez falhar a perna, percebi que devia parar um pouco, nunca pensei que fosse tanto. Deixei andar, até ao momento em que a dor começa a surgir apenas com o andar. Aí, parou tudo, assustei-me. Fui fazer raio-x, mas a linguagem dos médicos é demasiado técnica para eu perceber o que é sem explicação da médica. Sei que algo não está muito bem ou como deveria. Segunda-feira vou à médica saber. Estou ansiosa, pois quero saber o que posso ou não fazer. Quero voltar ao desporto, nem que seja natação ou hidroginástica, mas quero fazer algo, porque estar assim parada faz-me mal ao corpo e à mente. E o que me deixa mais chateada é que mesmo as caminhadas ás vezes custam um pouquinho, manco um bocado e não sei até que ponto estarei a forçar algo que já não está bem.
Mas, é mais forte do que eu, simplesmente já não sei estar parada. Apetece-me uma boa corridinha!

Comentários

NewMe / Dany disse…
estou a começar a apaixonar-me pela corrida e garanto-te que nunca imaginei tal coisa. revejo-me no teu texto, pois eu também nunca fui pessoa de seguir algo e investir a sério na área do desporto mas agora começo mesmo a sentir-me bem, inclusive mentalmente.
Tenho a certeza que o problema poderá resolver-se e que durante a resolução possas pelo menos fazer a hidroginástica. pensamento positivo! beijinho :)

Mensagens populares deste blogue

A introspeção é algo muito importante, que pode parecer bonito e relaxante, mas nem sempre o é. Não é nada fácil olharmos para nós e vermos as nossas falhas e vulnerabilidades. Mas, se não o fizermos, é bem mais difícil mudar e evoluir. E vamos continuar a bater com a cabeça contra a parede, sem perceber porque é que determinadas coisas continuam a acontecer. Eu ainda estou a trabalhar a nível do reconhecimento das vulnerabilidades, e uma delas é gritante e talvez comum a muitas pessoas: falta de confiança e/ou insegurança. Parece uma coisa banal, mas nem sempre é fácil admitir. Ou podemos até ser capazes de admitir para nós próprios, mas não para os outros. Para os outros, usamos sempre a capa de pessoa super confiante, invencível. Mas eu reconheço essa falha e sei que ela tem tido impacto em diferentes áreas da minha vida.  A insegurança fez com que muitas vezes não falasse mais com determinadas pessoas, não procurasse relacionar-me mais com elas, apesar de sentir uma ligaç

Love can be so much more, if you just let it be.

I knew almost nothing about her. But what she showed me was so much. I didn't know until then, how little I knew about love and about myself. She kissed me and the world change. It got bigger, and it turned into a big mess of infinite possibilities. It was amazingly scary and terrifically wonderful. How can someone we almost don't know, see us so well. She kissed me and I knew: love is free, as free as you want it to be. Love can be so much more, if you just let it be.

período cinzento, cinzentíssimo...

Não gosto de me sentir assim e não queria escrever sobre como me sinto, porque isso é admitir, de facto, que me sinto assim. E eu quero negá-lo a todo o custo. Mas não tenho como. Sinto-me completamente em baixo. Sinto mal em qualquer lado, sinto-me mal comigo, com o meu corpo, com tudo e acabo por fazer mal às pessoas que tenho a meu lado. É tão estranho.  Eu sei o que, supostamente, tenho de fazer para não me sentir assim, mas sinto-me tão fraca, como se não valesse a pena. Mais vale deixar-me ficar aqui sentada e não me chatear. Só que estar sentada sem fazer nada chateia-me! Um dia sentada a olhar para a televisão ou para o computador mata-me e não tenho conseguido fugir disso (pelo menos enquanto andar de muletas, por causa do pé torcido!)... Sinto que me sai tudo torto, canso-me das coisas com facilidade, quero explicar e não consigo. "Inês, o que é que se passa contigo?" e eu com um nó na garganta, a querer responder e não me sai nada, "Inês, por favor, fa