Avançar para o conteúdo principal

Governo baixa IVA aplicado ao golfe para seis por cento - Economia - PUBLICO.PT


A verdade é que cada vez entendo menos. Bem sei que não percebo muito de política, mas acho que todos temos um pouco de bom senso ou pelos menos gostava de acreditar que sim. Mas, infelizmente, começo a perceber que não.
Faz-me um pouco de impressão como o governo aumentou o valor do IVA em tantas coisas, como alimentos e medicamentos, que são importantes e necessários para todos, e depois tem estas brilhantes ideias de baixar o IVA no golfe. Mas qual é a lógica deste raciocínio? É que eu não estou a conseguir alcançar, talvez seja problema meu, mas duvido. Porquê baixar o valor do IVA aplicado ao Golf? Para que os coitadinhos que o praticam não tenham tanta despesa? Sim, porque o golf é um desporto de pobres (ou não).
Mas o que ainda me espanta mais é que esta notícia aparece depois de o governo anunciar mais medidas de austeridade ou o famoso PEC4 ou 5 ou seja lá que número for... que é tudo uma grande treta porque quando se vai olhar par as despesas do governo, deputados, presidentes da répública, etc, vemos que são todos uma cambada de ladrões, que para além de terem tudo pago (cafés, deslocações, qualquer gastinho que tenham que se possa relacionar com as suas actividades) ainda recebem o seu e mais umas transferências e uns extras relativos a não se sabe bem o quê, mais dinheiro relativo a serviços técnicos e especiais (seja lá o que isso for...).
Portanto, não venham cá com medidas de austeridade para o povo, porque quem manda tem de dar o exemplo. É como educar um filho, não podemos exigir que faça as coisas bem se estamos sempre a dar maus exemplos! As medidas de austeridade deviam ser em primeiro lugar para esses senhores que nunca na vida tiveram de pensar no que haveriam de dar de comer aos seus filhos quando abrem o frigorífico e ele está vazio, bem como a carteira! Que nunca tiveram contar os centimos e juntar todas as moedinhas pretas para comprar o pão que será o almoço naquele dia! Que nunca tiveram de ir pedir ajuda a instituições porque não conseguem controlar mais a situação financeira! Que nunca tiveram de deixar as suas casas porque não têm mais dinheiro para a pagar! Que nunca tiveram de deixar de estudar para poderem ajudar a família a pagar as contas! Ou que nunca tiveram de deixar de estudar porque a bolsa do estado não chega a tempo ou é mínima! Que nunca tiveram de trabalhar dia e noite, sem ver a família, para que esta tenha comida na mesa todos os dias! Porque só sabem aplicar medidas e mais medidas, porém nenhum deles sabe o que é estar na nossa pele e pensar se o dinheiro vai chegar ao fim do mês! Porque são eles que falam de uma realidade que não conhecem, mas nós é que a temos de a viver!
É vergonhoso, mas penso que também já perceberam o descontentamento do povo depois das grandes manifestações de dia 12 e depois da escolha dos Homens da Luta para ir representar Portugal lá fora, no Festival da Eurovisão.
Afinal desde a que foi chamada de "Geração Rasca", há uns anos atrás, nunca deixou de existir, mas foi-se arrastando até aos dias de hoje. E a esses juntamo-nos nós todos, mais uma geração, mas somos todos iguais, estamos todos "à rasca".
Mas à rasquinha, ainda assim, lutamos.

Comentários

Believer disse…
Gosto muito deste texto. primeiro porque gosto de política e segundo porque odeio este governo :)
Neste "belo" país não gasta-se mal, gere-se mal e governa-se mal!
em vez de baixarem o IVA do pão, manteiga e outros bens essenciais não... vamos investir no... golfe. enfim!
Felizmente e Sócrates tomou uma atitude decente! A DEMISSÃO! XD

Mensagens populares deste blogue

Paixão

Sei que a maioria das pessoas diz que a paixão é temporária, o que importa mesmo é que exista o amor verdadeiro e companheiro. Mas, desculpem-me, eu cada vez concordo menos com isto. Cada vez acredito mais que a paixão é realmente importante e completa o sentimento de amor. A paixão é todo o desejo, impulso, fogo que sentimos pelo outro; o amor é mais calmo, mais estável até, por isso é que muitas vezes amamos, só que a paixão não está lá, o que faz com que algo não esteja bem, sentimos que falta algo, sem saber bem o quê. É preciso que se cultive a paixão, que se vá alimentando a fogueira, porque esta paixão foi muitas vezes aquilo que nos fez dar o primeiro passo, atirar de cabeça. Esta paixão foi aquele desejo súbito de estar com o outro, de nos entregarmos, mesmo que sem segurança nenhuma, sem nada que nos dissesse "é para valer" ou "vai dar tudo certo". Esta paixão é a vontade pura e primeira do outro, da sua pessoa e do seu corpo. Acredito que é, frequentem...

Melhor Amigo

É daquelas coisas em que nunca queremos pensar. E eu com a minha idade nunca pensei, perder um dos meus melhores amigos tão cedo. Foi um choque, amigo, foi um choque. Ligam-me e dizem "olha ele morreu" - O QUÊ?? Percebes? Não queria acreditar que de repente te tinhas ido embora para sempre, quando da última vez que estivemos juntos tu estavas bem, feliz e contente. Sei que não estávamos sempre juntos, mas sempre que estávamos éramos felizes. Eu ficava contente por te ver de novo e te poder abraçar e dar mimos e bem via como tu ficavas contente. Via-se o brilho nos teus olhos. Gostava que na altura em que tiveste de mudar de casa tivesses vindo para a minha. Tinha sido maravilhoso, não achas? Mas sei que estavas bem, por és capaz de te adaptar  a cada sitio e encontrar o teu lugar sendo sempre tu. Porém, aquela não era a tua família, nós sabemos bem isso. Meu amigo, ainda nem acredito que não te verei mais, não te tocarei, não serei mais feliz só por ver aquela felicidade no...

Nota: Be present / Be happy

Remember those moments when you felt so blessed to be alive, when you were so present that everything around you was beautiful, amazing, a gift. Remember moments with other people, when you felt so happy, remember travels when you felt so free, remember the nature, that you observed so many times, that makes you feel that you're in the right way, with all its beauty. Now, in this challenging moment, look around you and find all this beauty and bliss in things that are around you, right now. Open your eyes and your mind too, cause I'm sure you will find it. You´re strong and wonderful and the world around is getting better, more beautiful, more wonderful everyday.. so don't miss it... Be present in every moment and you will find beauty everywhere. Your right now moment is a blessing, so just that it's enough to make you open your eyes every second with a smile on your face and a feeling of gratitude inside. I don't believe in God but I believe in ...