" Estas quatro verdades não são algo para se discutir. São algo para se praticar e realizar.
A primeira verdade é o sofrimento (dukkha).(...). Todos sofremos de alguma maneira. Todos temos algum mal-estar no nosso corpo e na nossa mente. Nós temos de reconhecer a presença deste sofrimento e tocá-lo.
A segunda verdade é a origem, raiz, natureza e criação do sofrimento. Depois de tocarmos o nosso sofrimento, nós precisamos de olhar profundamente para dentro dele para ver como é. Nós temos de reconhecer e identificar as comidas materiais e espirituais que ingerimos que estão a causar-nos sofrimento.
A terceira verdade é a interrupção da criação do sofrimento deixando de fazer as coisas que nos fazem sofrer. Isto são boas notícias! O Buddha não negou a existência do sofrimento, mas ele também não negou a existência da alegria e felicidade. Se pensas que o Buddha diz "Tudo é sofrimento e não podemos fazer nada em relação a isso", isto é o oposto da mensagem de Buddha. O Buddha ensinou-nos a reconhecer a presença do sofrimento, mas também ensinou a cessação do sofrimento. Se não houvesse possibilidade de interrrupção, qual era a utilidade de praticar? A terceira verdade é que a cura é possível.
A quarta verdade é o caminho (marga) que leva à abstenção de fazer as coisas que nos causam sofrimento. Este é o caminho que mais precisamos. O Buddha chamou-lhe O Nobre Caminho Octúplo. Os chineses traduzem como "Caminhos das 8 práticas correctas (": Visão correcta, Pensamento correcto, Discurso correcto, Acção correcta, Sustento correcto, Diligência correcta, Atenção correcta e Concentração Correcta.
*Correcto no sentido de "no sentido certo", "rectidão", "honesto"."
The Heart of the Buddha's Teaching - Transforming suffering into peace, joy and liberation, Thich Nhat Hanh
Gostei muito deste excerto, ainda estou no início e estou a adorar.
Comentários