Avançar para o conteúdo principal

As 4 Nobres Verdades

" Estas quatro verdades não são algo para se discutir. São algo para se praticar e realizar.
A primeira verdade é o sofrimento (dukkha).(...). Todos sofremos de alguma maneira. Todos temos algum mal-estar no nosso corpo e na nossa mente. Nós temos de reconhecer a presença deste sofrimento e tocá-lo.
A segunda verdade é a origem, raiz, natureza e criação do sofrimento. Depois de tocarmos o nosso sofrimento, nós precisamos de olhar profundamente para dentro dele para ver como é. Nós temos de reconhecer e identificar as comidas materiais e espirituais que ingerimos que estão a causar-nos sofrimento.
A terceira verdade é a interrupção da criação do sofrimento deixando de fazer as coisas que nos fazem sofrer. Isto são boas notícias! O Buddha não negou a existência do sofrimento, mas ele também não negou a existência da alegria e felicidade. Se pensas que o Buddha diz "Tudo é sofrimento e não podemos fazer nada em relação a isso", isto é o oposto da mensagem de Buddha. O Buddha ensinou-nos a reconhecer a presença do sofrimento, mas também ensinou a cessação do sofrimento. Se não houvesse possibilidade de interrrupção, qual era a utilidade de praticar? A terceira verdade é  que a cura é possível.
A quarta verdade é o caminho (marga) que leva à abstenção de fazer as coisas que nos causam sofrimento. Este é o caminho que mais precisamos. O Buddha chamou-lhe O Nobre Caminho Octúplo. Os chineses traduzem como "Caminhos das 8 práticas correctas (": Visão correcta, Pensamento correcto, Discurso correcto, Acção correcta, Sustento correcto, Diligência correcta, Atenção correcta e Concentração Correcta.
*Correcto  no sentido de "no sentido certo", "rectidão", "honesto"." 

The Heart of the Buddha's Teaching - Transforming suffering into peace, joy and liberation, Thich Nhat Hanh

Gostei muito deste excerto, ainda estou no início e estou a adorar.

Comentários

Anónimo disse…
"A terceira verdade é a interrupção da criação do sofrimento deixando de fazer as coisas que nos fazem sofrer." É verdade. Muitas vezes é um ciclo a que estamos tão habitados a viver, e que relutantemente queremos sair. Para ser feliz, também é preciso querer e lutar por isso.
Believer disse…
gosto muito, ando a ler um livro de Gandhi muito idêntico, como seria de esperar. Só de ler parece que a mente se liberta.

Mensagens populares deste blogue

A introspeção é algo muito importante, que pode parecer bonito e relaxante, mas nem sempre o é. Não é nada fácil olharmos para nós e vermos as nossas falhas e vulnerabilidades. Mas, se não o fizermos, é bem mais difícil mudar e evoluir. E vamos continuar a bater com a cabeça contra a parede, sem perceber porque é que determinadas coisas continuam a acontecer. Eu ainda estou a trabalhar a nível do reconhecimento das vulnerabilidades, e uma delas é gritante e talvez comum a muitas pessoas: falta de confiança e/ou insegurança. Parece uma coisa banal, mas nem sempre é fácil admitir. Ou podemos até ser capazes de admitir para nós próprios, mas não para os outros. Para os outros, usamos sempre a capa de pessoa super confiante, invencível. Mas eu reconheço essa falha e sei que ela tem tido impacto em diferentes áreas da minha vida.  A insegurança fez com que muitas vezes não falasse mais com determinadas pessoas, não procurasse relacionar-me mais com elas, apesar de sentir uma ligaç

Love can be so much more, if you just let it be.

I knew almost nothing about her. But what she showed me was so much. I didn't know until then, how little I knew about love and about myself. She kissed me and the world change. It got bigger, and it turned into a big mess of infinite possibilities. It was amazingly scary and terrifically wonderful. How can someone we almost don't know, see us so well. She kissed me and I knew: love is free, as free as you want it to be. Love can be so much more, if you just let it be.

período cinzento, cinzentíssimo...

Não gosto de me sentir assim e não queria escrever sobre como me sinto, porque isso é admitir, de facto, que me sinto assim. E eu quero negá-lo a todo o custo. Mas não tenho como. Sinto-me completamente em baixo. Sinto mal em qualquer lado, sinto-me mal comigo, com o meu corpo, com tudo e acabo por fazer mal às pessoas que tenho a meu lado. É tão estranho.  Eu sei o que, supostamente, tenho de fazer para não me sentir assim, mas sinto-me tão fraca, como se não valesse a pena. Mais vale deixar-me ficar aqui sentada e não me chatear. Só que estar sentada sem fazer nada chateia-me! Um dia sentada a olhar para a televisão ou para o computador mata-me e não tenho conseguido fugir disso (pelo menos enquanto andar de muletas, por causa do pé torcido!)... Sinto que me sai tudo torto, canso-me das coisas com facilidade, quero explicar e não consigo. "Inês, o que é que se passa contigo?" e eu com um nó na garganta, a querer responder e não me sai nada, "Inês, por favor, fa