Avançar para o conteúdo principal
" Depois de cerca de 10 dias em Itália, a Depressão e a Solidão acabam por me encontrar. (...) 
Mas quando páro e me apoio numa balaustrada para admirar o por-do-sal, acabo por pensar demais e os meus pensamentos tornam-se sombrios, e é então que as duas me encontram.
Aproximam-se de mim, silenciosas e ameaçadoras, como detectives particulares, e cercam-me - a Depressão pela esquerda, a Solidão pela direita- Nem sequer precisam de me mostrar os seus distintivos. Eu conheço-as muito bem. Há anos que temos brincado ao gato e ao rato. Embora eu reconheça que estou surpreendida por encontrá-las neste elegante jardim italiano, ao entardecer. Elas não combinam com este lugar.
Pergunto-lhes: Como me encontraram aqui? Quem vos disse que eu tinha vindo a Roma?
A Depressão, sempre armada em espera diz: Como assim, não estás feliz por nos veres?
"Vão embora" , digo-lhe.
A Solidão, a mais sensível das duas, diz: Desculpa, mas eu talvez precise de seguir a tua sombra durante toda a viagem. É a minha missão.
"Eu preferia que não fizesse isso", digo-lhe, e ela encolhe os ombros, quase a pedir desculpas, mas aproximando-se mais.
Então, elas revistam-me. Esvaziam os meus bolsos de qualquer alegria que eu trouxesse. A Depressão chega a confiscar a minha identidade; ela faz sempre isso. Então, a Solidão começa a interrogar-me, coisa que detesto, porque dura sempre horas. Ela é educada, mas implacável, e acaba sempre por me encurralar. Pergunta se eu acho que tenho algum motivo para estar feliz. Pergunta por que estou sozinha esta noite, outra vez. Pergunta (embora já tenhamos passado por este interrogatório vezes sem conta) por que não consigo manter um relacionamento, por que arruinei o meu casamento, por que estraguei tudo com David, por que estraguei tudo com todos os homens com quem já estive. Pergunta-me onde eu estava na noite em que completei 30 anos e por que as coisas azedaram tanto desde então. Pergunta por que acho que mereço umas férias em Roma, quando transformei a minha vida num verdadeiro caos. Pergunta por que acho que fugir para Itália como uma estudante universitária me vai fazer feliz. Pergunta onde acho que vou estar quando ficar velha, se continuar a viver assim. Volto a pé para casa, à espera de me conseguir livrar delas, mas elas continuam a seguir-me, essas duas capangas. A Depressão segura-me firme pelo ombro e a Solidão bombardeia-me com o seu interrogatório. Não tenho sequer forças para jantar; não quero que elas fiquem a espiar-me. Também não quero que subam as escadas até ao meu apartamento, mas conheço a Depressão, e sei que ela carrega um cassetete, então não há como impedi-la de entrar, se ela decidir que quer fazê-lo.
"Não é justo vocês virem aqui", digo à Depressão, "Já vos paguei tudo. Já cumpri a minha pena em Nova Iorque."
Mas ela dá-me, simplesmente, aquele sorriso sombrio, acomoda-se na minha cadeira preferida e acende um charuto, enchendo o aposento com a fumaça desagradável. A Solidão olha para aquela cena e suspira, em seguida deita-se na minha cama e cobre-se, inteiramente vestida, de sapatos e tudo. Estou a sentir que me vai obrigar a dormir com ela, novamente, esta noite."

Comer, Orar e Amar , Elizabeth Gilbert
É qualquer coisa dentro deste género. E, sim, sinto também que me vai obrigar a dormir com ela esta noite. Mais uma noite. Mas uma noite destas vou zangar-me e expulsá-las da minha vida. Não são boa companhia.

Comentários

nuno medon disse…
olá! Espero que a tristeza, momentânea ou não, acabe por te deixar em paz. Muitas vezes também me sinto triste, mas por razões bem leves, mas a seguir tudo passa. As melhoras do teu pé, que espero que já esteja melhor e as tuas melhoras, quanto aquilo que sentes, dentro de ti. beijos e porque hoje é Domingo, desejo-te um bom descanso. beijos

Mensagens populares deste blogue

Paixão

Sei que a maioria das pessoas diz que a paixão é temporária, o que importa mesmo é que exista o amor verdadeiro e companheiro. Mas, desculpem-me, eu cada vez concordo menos com isto. Cada vez acredito mais que a paixão é realmente importante e completa o sentimento de amor. A paixão é todo o desejo, impulso, fogo que sentimos pelo outro; o amor é mais calmo, mais estável até, por isso é que muitas vezes amamos, só que a paixão não está lá, o que faz com que algo não esteja bem, sentimos que falta algo, sem saber bem o quê. É preciso que se cultive a paixão, que se vá alimentando a fogueira, porque esta paixão foi muitas vezes aquilo que nos fez dar o primeiro passo, atirar de cabeça. Esta paixão foi aquele desejo súbito de estar com o outro, de nos entregarmos, mesmo que sem segurança nenhuma, sem nada que nos dissesse "é para valer" ou "vai dar tudo certo". Esta paixão é a vontade pura e primeira do outro, da sua pessoa e do seu corpo. Acredito que é, frequentem...

Melhor Amigo

É daquelas coisas em que nunca queremos pensar. E eu com a minha idade nunca pensei, perder um dos meus melhores amigos tão cedo. Foi um choque, amigo, foi um choque. Ligam-me e dizem "olha ele morreu" - O QUÊ?? Percebes? Não queria acreditar que de repente te tinhas ido embora para sempre, quando da última vez que estivemos juntos tu estavas bem, feliz e contente. Sei que não estávamos sempre juntos, mas sempre que estávamos éramos felizes. Eu ficava contente por te ver de novo e te poder abraçar e dar mimos e bem via como tu ficavas contente. Via-se o brilho nos teus olhos. Gostava que na altura em que tiveste de mudar de casa tivesses vindo para a minha. Tinha sido maravilhoso, não achas? Mas sei que estavas bem, por és capaz de te adaptar  a cada sitio e encontrar o teu lugar sendo sempre tu. Porém, aquela não era a tua família, nós sabemos bem isso. Meu amigo, ainda nem acredito que não te verei mais, não te tocarei, não serei mais feliz só por ver aquela felicidade no...

Nota: Be present / Be happy

Remember those moments when you felt so blessed to be alive, when you were so present that everything around you was beautiful, amazing, a gift. Remember moments with other people, when you felt so happy, remember travels when you felt so free, remember the nature, that you observed so many times, that makes you feel that you're in the right way, with all its beauty. Now, in this challenging moment, look around you and find all this beauty and bliss in things that are around you, right now. Open your eyes and your mind too, cause I'm sure you will find it. You´re strong and wonderful and the world around is getting better, more beautiful, more wonderful everyday.. so don't miss it... Be present in every moment and you will find beauty everywhere. Your right now moment is a blessing, so just that it's enough to make you open your eyes every second with a smile on your face and a feeling of gratitude inside. I don't believe in God but I believe in ...