Avançar para o conteúdo principal

Famílias

Hoje, enquanto caminhava de manhã, pus-me a pensar nas variadas famílias que tenho e apercebi-me que ainda são algumas e que realmente, tenho de agradecer e sentir-me feliz pelas pessoas que tenho a meu lado e me apoiam. Tenho a Família-Família (família de casa, família alargada, pai - separado por vive fora), Família-Amigos (Universidade, Amigos de Anos), Família-Namorado (namorado, família do namorado), Família-Voluntariado (VencerAutismo), Família-Clube (algumas pessoas que marcaram quando treinava remo) e Família-Blog.

Família-Família: A família de cá de casa sofreu várias transformações e tremeu bastante quando comecei esta nova relação, não vou falar muito sobre isso porque já chega, apesar de ainda perdurarem algumas marcas. Mas estamos de novo unidos, não como dantes, ainda tenho o pé atrás em certas situações e noutras que me sinto pouco à vontade. Porém, sei que posso sempre contar com a minha mãe e o meu irmão. Às vezes passo algum tempo sem ver algumas pessoas da família mais alargada, mas cada vez que estamos juntos há harmonia e alegria e isso faz-me sentir muito bem, não são meus confidentes, mas há uma ligação forte. Quanto ao meu pai, acho que temos uma ligação estranha muito forte. Diria relação amor-ódio, mas ódio é muito forte. A verdade é que muitas vezes lembro os erros que o meu pai fez no passado. Só que agora lembro-os sem tanta mágoa, lembro-os apenas e lembro aquilo que cresci e aprendi. E somos muito, muito próximos, talvez seja das pessoas que mais me conhece e que eu sinto que me apoia em tudo, mesmo nas coisas que faço e que não são o que ele idealizou.

Família-Amigos: Bem tenho amigos que sei que são para a vida e que estão e estarão sempre lá e por quem punha as mãos no fogo - são aqueles amigos que já conheço há anos, há 8 anos ou mais. E são maravilhosos e tenho muito que lhes agradecer. Não estamos sempre, sempre juntos, mas estamos sempre lá e quando nos juntamos estamos sempre bem. Mas também tenho bons amigos na universidade, apesar de ser outro ambiente, e de não me identificar com a maioria, também aqui encontrei uma "família". Um pequeno grupo no qual sinto encaixar-me e que me faz sentir bem lá, um grupo que me faz sorrir, com quem converso e a quem posso pedir refúgio nos dias piores. Um grupo de trabalho e um grupo de amigos.

Família-Namorado: O meu namorado é uma pessoa muito importante para mim pelo que sentimos um pelo outro e pelo facto de termos uma relação que eu nunca tive com ninguém. Sei que ele já, porque é mais velho e já teve relações muito importantes e marcantes, de viver em conjunto, casar, ter uma filha. Mas para mim é a primeira relação em que sinto que praticamente vivemos juntos, que fazemos vida em conjunto, que somos um casal mesmo. E é por si só minha família, meu amor, minha felicidade, meu abrigo, meu amigo. É uma pessoa especial. E com ele ganhei uma família nova. Uma filha emprestada que me parece mais irmã, porque temos idades próxima até, que pode confiar em mim e que eu tento ajudar e apoiar quando o pai se torna um chato de primeira (ahahah) - mas aqui tenho os meus limites, não é minha filha e em muita coisa, por mais que não concorde, posso dar a opinião, mas não interferir no papel de pai, mãe e avós. Ganhei uns pais novos - muito simpáticos -, principalmente, uma mãe super querida que sempre fala com um carinho enorme e que muitas vezes se esquece de si no meio dos filhos e netos e toda a gente (pessoa ou animal) que precisa de uma mãozinha - Talvez ela não saiba, mas eu admiro-a imenso, pelo que é interiormente e pela sua beleza e juventude na sua idade. Ganhei tias, principalmente uma, com quem sou mais próxima, muito talentosa, que faz peças (brincos, colares, pulseiras, etc) espectaculares e com ideias e filosofias de vida que eu admiro. Ganhei uma avó - muito bem conservada - pintora (adoro!!), que admiro muito. É um exemplo para mim, apesar de ser a típica avó muitas vezes "chatinha", mas um amor de pessoa. Ganhei irmãs e primos. Ganhei uma carrada de gente simpática que me acolheu de forma espectacular que eu nunca pensei (muito menos depois de ver a reacção da minha família a este namoro). Tenho aqui uma família fantástica.

Família-Voluntariado: é uma familia mágica. Desde a Carol - a menina com quem faço voluntariado - que super especial, linda, querida fantástica, que mostrou o mundo do autismo e todos os dias me ensina, me faz ser melhor e juntas pintamos o mundo das cores todas quando estamos as duas horas de voluntariado juntas. Passando pelos voluntários que são fantásticos e com quem me rio e me divirto muito e com quem acho que partilho uma ligação diferente e especial devido àquilo que nos une. Passando, pela pequena Mariana - irmã da C. - que me mostrou como uma criança tão nova pode ser tão crescida e consciente. Até à Susana e ao Joe, que me abriram as portas para este novo mundo do autismo e do Son-Rise que eu sei que mudou a minha vida para sempre e para melhor. Estas duas pessoas fantásticas, verdadeiras e lutadoras que são também um exemplo para mim.

Família-Clube: apesar de não treinar mais, infelizmente, não posso deixar de referir, porque foi muito importante. Importante o convívio em geral, mas importante  em particular o meu treinador. Acho que ele não sabe mas foi muito importante e tenho um carinho grande por ele. Sempre me animou e apesar de não falarmos especificamente das coisas sempre esteve lá. Sei que muitas vezes foi ele que me fez sorrir nos dias em que estava tudo mal e não me esqueço disso. Tenho saudades de ir ao clube, de treinar, de estar sozinha no barco no meio do rio.

Família-Blog: bem, tenho que considerar uma família porque daí tenho recebido muito apoio para um problema que me surgiu nos últimos tempos. Não é referente a este blog, mas a outro. É uma luta constante, mas a força de outras pessoas que já passaram e passam pelo mesmo ou que simplesmente deixam uma mensagem de apoio e carinho é muito importante e ajuda imenso.


Esta reflexão fez-me 'realizar' a quantidade de pessoas que tenho a meu lado e me apoiam. E a elas tenho muito que agradecer e nutro por elas um amor verdadeiro. 
Desejo-vos tudo de bom, muito amor e muita paz.
Obrigado por tudo, sou feliz com vocês! :)

Comentários

Believer disse…
Tenho descoberto os milagres do yoga através da Internet, mas estou a pensar seriamente em comprar alguns livros e descobrir mais sobre isso.
Ah! Identifico-me na sua generalidade com este texto, escreves com sentimento e sinceridade.

Mensagens populares deste blogue

período cinzento, cinzentíssimo...

Não gosto de me sentir assim e não queria escrever sobre como me sinto, porque isso é admitir, de facto, que me sinto assim. E eu quero negá-lo a todo o custo. Mas não tenho como. Sinto-me completamente em baixo. Sinto mal em qualquer lado, sinto-me mal comigo, com o meu corpo, com tudo e acabo por fazer mal às pessoas que tenho a meu lado. É tão estranho.  Eu sei o que, supostamente, tenho de fazer para não me sentir assim, mas sinto-me tão fraca, como se não valesse a pena. Mais vale deixar-me ficar aqui sentada e não me chatear. Só que estar sentada sem fazer nada chateia-me! Um dia sentada a olhar para a televisão ou para o computador mata-me e não tenho conseguido fugir disso (pelo menos enquanto andar de muletas, por causa do pé torcido!)... Sinto que me sai tudo torto, canso-me das coisas com facilidade, quero explicar e não consigo. "Inês, o que é que se passa contigo?" e eu com um nó na garganta, a querer responder e não me sai nada, "Inês, por favor, fa
A introspeção é algo muito importante, que pode parecer bonito e relaxante, mas nem sempre o é. Não é nada fácil olharmos para nós e vermos as nossas falhas e vulnerabilidades. Mas, se não o fizermos, é bem mais difícil mudar e evoluir. E vamos continuar a bater com a cabeça contra a parede, sem perceber porque é que determinadas coisas continuam a acontecer. Eu ainda estou a trabalhar a nível do reconhecimento das vulnerabilidades, e uma delas é gritante e talvez comum a muitas pessoas: falta de confiança e/ou insegurança. Parece uma coisa banal, mas nem sempre é fácil admitir. Ou podemos até ser capazes de admitir para nós próprios, mas não para os outros. Para os outros, usamos sempre a capa de pessoa super confiante, invencível. Mas eu reconheço essa falha e sei que ela tem tido impacto em diferentes áreas da minha vida.  A insegurança fez com que muitas vezes não falasse mais com determinadas pessoas, não procurasse relacionar-me mais com elas, apesar de sentir uma ligaç

Love can be so much more, if you just let it be.

I knew almost nothing about her. But what she showed me was so much. I didn't know until then, how little I knew about love and about myself. She kissed me and the world change. It got bigger, and it turned into a big mess of infinite possibilities. It was amazingly scary and terrifically wonderful. How can someone we almost don't know, see us so well. She kissed me and I knew: love is free, as free as you want it to be. Love can be so much more, if you just let it be.