Avançar para o conteúdo principal

período cinzento, cinzentíssimo...

Não gosto de me sentir assim e não queria escrever sobre como me sinto, porque isso é admitir, de facto, que me sinto assim. E eu quero negá-lo a todo o custo. Mas não tenho como.
Sinto-me completamente em baixo. Sinto mal em qualquer lado, sinto-me mal comigo, com o meu corpo, com tudo e acabo por fazer mal às pessoas que tenho a meu lado. É tão estranho. 
Eu sei o que, supostamente, tenho de fazer para não me sentir assim, mas sinto-me tão fraca, como se não valesse a pena. Mais vale deixar-me ficar aqui sentada e não me chatear. Só que estar sentada sem fazer nada chateia-me! Um dia sentada a olhar para a televisão ou para o computador mata-me e não tenho conseguido fugir disso (pelo menos enquanto andar de muletas, por causa do pé torcido!)...
Sinto que me sai tudo torto, canso-me das coisas com facilidade, quero explicar e não consigo. "Inês, o que é que se passa contigo?" e eu com um nó na garganta, a querer responder e não me sai nada, "Inês, por favor, fala comigo, o que se passa, o que tens?", e nada. Ou, por outro lado, qualquer coisa que saia desta boca não explica metade do que eu sinto e nem essa metade as pessoas conseguem perceber. 
Não sei pedir ajuda, nem falar com as pessoas. Como ter coragem para falar, explicar? Como gritar para que me possam ajudar? Como gritar sem deixá-las preocupadas? Prefiro calar, tenho vergonha, medo de não me compreenderam e medo de causar mais preocupações.
Sei que estou em guerra comigo e isso deita-me abaixo completamente. Sei que esta guerra já dura há algum tempo e eu não quis ver, escondi-a, tinha vergonha, não queria aceitar que eu estivesse a sentir-me assim. Não quero aceitar. Tanto não quero que, enquanto escrevo, não digo ao certo o que se passa, porque não quero admiti-lo, não quero que isto se passe comigo. Tenho medo. Não quero ter problemas, quero testar em paz comigo, quero o meu equilíbrio de volta.
Mas porque o perdi, se estava tão bem?
Porquê?
Não entendo e sei que sozinha não vou conseguir sair deste ciclo vicioso. Tenho vergonha e quero ultrapassar isto. E tenho de acreditar em mim, porque eu vou conseguir, mais cedo ou mais tarde. Tenho de conseguir!

Não gosto de falar disto, é difícil falar sobre as coisas mais intimas, profundas e obscuras em nós. Não gosto de mostrar este meu lado, mas é um passo para melhor me aceitar e uma passo para ultrapassar tudo. Assim espero!

Comentários

Nuno Medon disse…
olá! é chato estar-se lesionada, mas essas coisas acontecem quanto menos esperamos. as melhoras e uma boa recuperação. uma boa semana, dentro do possível. beijos
Nuno Medon disse…
olá! não tens nada que agradecer. beijos e as melhoras. boas aulas
Nuno Medon disse…
olá! então, como é que te sentes? beijos e boa recuperação. uma boa noite
Nuno Medon disse…
olá! cabeça para cima menina. beijos e as melhoras. um bom fim de semana, na medida do possível. força!

Mensagens populares deste blogue

As desculpas pedem-se, os erros é que se evitam

As desculpas não se pedem, evitam-se. Passei a minha vida inteira a ouvir isto, para chegar aos 25 anos e perceber que é a maior estupidez de sempre.  Essa é a uma frase que as pessoas usam quando colocam expectativas demasiado elevadas para as outras. As desculpas pedem-se sim, as desculpas são para se pedir, é das primeiras coisas que ensinamos às crianças: pedir desculpa quando erram ou fazem uma asneira. Porque é que a partir de determinada altura já não queremos que as pessoas nos peçam desculpa? As desculpas pedem-se, o que se evita são os erros e ainda assim sabemos que ao longo da nossa vida iremos errar várias vezes.  Novamente, quem diz o contrário são as pessoas que criam expectativas excessivamente altas para os outros, impossíveis de cumprir. E ainda que digamos que devemos evitar os erros, não por aí umas quantas linhas filosóficas ou o que lhe quiserem chamar que defendem que é a partir dos erros que aprendemos? Que é com os que crescemos? Que os erros são parte essencial d…

Quantos queres?

Diz-me lá, quantos queres?
Nesta brincadeira de crianças
que está prestes a tornar-se séria, diz-me lá
Quantos queres?
Dias de sol, quantos queres?
Abraços de quem amas, quantos queres?
Uma festa no cabelo, quantos queres?
Noites de amor intenso e sem fim, quantos queres?
Diz-me lá, sinto que queres algo mais.
Dias de liberdade, quantos queres?
Momentos em que podes ser tu próprio, quantos queres?
Passeios na rua julgamentos dos outros, quantos queres?
Diz-me lá o quanto queres ser livre e seres tu, sem que ninguém te critique ou coloque em causa quem és. Diz-me o quanto queres gritar ao mundo de quem gostas, sem que ninguém te olhe de lado. Diz-me o quantos olhares de lado já sentiste, quantas pessoas a desaprovar um abraço, umas mãos dadas, um beijo que tenhas dado. Diz-me quantas vezes já te sentiste preso/a dentro do teu próprio corpo, quantas vezes escondeste o que realmente pensavas e  sentias para te enquadrares na sociedade, no teu grupo, na tua família, para fazeres parte do quadrado que…

Sobre a arte de estar sempre a aprender

O senhor V. e a dona P. têm sido uma verdadeira descoberta para mim. Nunca imaginei que fosse gostar tanto do que faço atualmente, que me fosse sentir tão bem, que fosse simpatizar tanto com os meus patrões, e lhes ter carinho, aquele carinho que criamos quase automaticamente por pessoas que nos fazem lembrar e que poderiam ser nossos pais. O senhor V. disse-me num dos primeiros dias que trabalhei na ourivesaria: "O saber não ocupa lugar" e é tão verdade. Tenho aprendido tanto com ele. Por vezes, chama-me de "Dra.", sabendo que eu não gosto nada disso, e diz com toda a certeza que eu sei fazer tudo o que ele faz, diga-se: mudar pilhas aos relógios, mudar braceletes, e arranjar umas quantas outras coisas. Porque fui para a universidade e portanto saberei tudo isso, porque sou "Dra.". Mas não sei e não sou Dra. Na faculdade não aprendi metade das coisas que tenho aprendido nas restantes áreas da minha vida, nem a faculdade de me ensinou, nem poderia ensinar …