Avançar para o conteúdo principal

A Inveja.

A inveja, diz-se, é um sentimento muito feio. E é por se dizer este tipo de coisas que as pessoas se calam e guardam a inveja para si próprias como se fosse pecado. E acaba por ser um segredo que se vai tornando cada vez maior, vai crescendo e as pessoas vão ficando cada vez mais envergonhadas e cada vez mais culpadas por sentirem essa inveja.

Eu acho que já todos sentimos inveja. E eu, depois de refletir um pouco sobre o assunto, apercebi-me que sinto inveja de outras pessoas. Se faz sentido eu sentir isso? Pois, não sei bem; sei que algumas pessoas têm ou vivem coisas que eu queria ter/viver e por isso tenho inveja. Pronto.

Tenho inveja de:

- raparigas com corpos musculados, em forma, "sem gorduras". Whatever, podem achar super fútil e estúpido, mas tenho inveja. Já fui mais magra, engordei e agora estou assim, sem saber muito bem como me sentir com o meu corpo. Mas acho que acima de tudo tenho inveja daquelas pessoas que têm força para levar um estilo de vida saudável em qualquer circunstância enquanto eu parece que desisto ao mais pequeno obstáculo... Mas tudo bem. Hei-de chegar lá.

- pessoas que viajam facilmente de país para país e mesmo dentro do próprio país. Queria ter essa facilidade de viajar e ir a todos os sítios que queria. Já fui a alguns sítios mas cada vez penso mais naquilo que me falta descobrir, ver, visitar, revisitar, enfim.

- pessoas que apesar de não serem ricas, não têm de andar sempre a contar os tostões - não me levem a mal, não me posso queixar e tenho até uma vida boa, mas às vezes, penso que, se tivesse mais um bocadinho havia tanta coisa que podia fazer, mudar e ajudar. 

- pessoas que têm sempre companhia para ir tomar um copo numa sexta ou sábado à noite, porque apesar de ter amigos, às vezes coordenar estas vidas não é fácil e acabo sentada no sofá a comer chocolate e a ver qualquer porcaria. (não, às vezes também leio e escrevo ou faço outras coisas mas...)

- pessoas que são emocionalmente estáveis e psicológicamente saudáveis equilibradas, porque eu não sou. Sim, estudo psicologia há 4 anos quase e já devia ter encontrado algum juízo, mas não.E, se por um lado acho piada ao lado mais maluco e desiquilibrado, por vezes, acreditem, é uma confusão, é chato, aborrecido e um bocadinho triste. Mas acredito que não será nada que não se ultrapasse.

- pessoas que... bem esta é díficil e não sei como escrevê-la. Tenho inveja de pessoas que têm namorado? Não sei. Ás vezes tenho inveja dessas pessoas, porque me apetece ter alguém que me abrace e diga que gosta de mim assim como sou. Se calhar tenho inveja das pessoas que têm a autoestima sempre em cima e não precisam nunca desse tipo de coisas para se sentir bem.

- muita coisa, que neste momento não me lembro, mas sobre as quais escreverei mais tarde. Acho que acima de tudo tenho inveja daquelas pessoas que estão felizes, que encontraram o equilibrio nas suas vidas.

E não tenho nada contra as pessoas mencionadas acima. Pelo contrário, admiro-as. Tenho inveja porque queria o que elas têm e não tenho. Tenho inveja porque às vezes sinto que não sou capaz de chegar onde elas chegaram. Tenho inveja porque às vezes parece que é 1000 vezes mais dificil para mim do que para elas (parece, mas na verdade provavelmente não é)... blá blá blá... apeteceu-me desabafar sobre a inveja e agora sinto-me mais leve. Um dia não sentirei inveja de nada nem de ninguém, porque um dia encontrarei o meu equilibro. Não quis ofender ninguém. Estou a fazer uma viagem em busca de mim própria e isto faz parte do  meu caminho. Pronto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A introspeção é algo muito importante, que pode parecer bonito e relaxante, mas nem sempre o é. Não é nada fácil olharmos para nós e vermos as nossas falhas e vulnerabilidades. Mas, se não o fizermos, é bem mais difícil mudar e evoluir. E vamos continuar a bater com a cabeça contra a parede, sem perceber porque é que determinadas coisas continuam a acontecer. Eu ainda estou a trabalhar a nível do reconhecimento das vulnerabilidades, e uma delas é gritante e talvez comum a muitas pessoas: falta de confiança e/ou insegurança. Parece uma coisa banal, mas nem sempre é fácil admitir. Ou podemos até ser capazes de admitir para nós próprios, mas não para os outros. Para os outros, usamos sempre a capa de pessoa super confiante, invencível. Mas eu reconheço essa falha e sei que ela tem tido impacto em diferentes áreas da minha vida.  A insegurança fez com que muitas vezes não falasse mais com determinadas pessoas, não procurasse relacionar-me mais com elas, apesar de sentir uma ligaç

Love can be so much more, if you just let it be.

I knew almost nothing about her. But what she showed me was so much. I didn't know until then, how little I knew about love and about myself. She kissed me and the world change. It got bigger, and it turned into a big mess of infinite possibilities. It was amazingly scary and terrifically wonderful. How can someone we almost don't know, see us so well. She kissed me and I knew: love is free, as free as you want it to be. Love can be so much more, if you just let it be.

período cinzento, cinzentíssimo...

Não gosto de me sentir assim e não queria escrever sobre como me sinto, porque isso é admitir, de facto, que me sinto assim. E eu quero negá-lo a todo o custo. Mas não tenho como. Sinto-me completamente em baixo. Sinto mal em qualquer lado, sinto-me mal comigo, com o meu corpo, com tudo e acabo por fazer mal às pessoas que tenho a meu lado. É tão estranho.  Eu sei o que, supostamente, tenho de fazer para não me sentir assim, mas sinto-me tão fraca, como se não valesse a pena. Mais vale deixar-me ficar aqui sentada e não me chatear. Só que estar sentada sem fazer nada chateia-me! Um dia sentada a olhar para a televisão ou para o computador mata-me e não tenho conseguido fugir disso (pelo menos enquanto andar de muletas, por causa do pé torcido!)... Sinto que me sai tudo torto, canso-me das coisas com facilidade, quero explicar e não consigo. "Inês, o que é que se passa contigo?" e eu com um nó na garganta, a querer responder e não me sai nada, "Inês, por favor, fa