Avançar para o conteúdo principal

Uma semana intensa e mágica

Começou de uma maneira brusca e assustadora. Sinceramente, tive vontade de fugir a sete pés, ao início. Foi um choque, não estava nos meus dias e não estava a contar com toda aquela confusão. Muita gente, miúdos a correr e agritar por todo o lado, muita informação a retar, dois putos para tomar conta... ai, alguém carregue no botão 'pause', please!

Mas, aos poucos, devagarinho... O grande susto e choque inicial foi-se transformando em à-vontade, amor e carinho por aquelas duas carinhas larocas, pelas quais estive responsável, em conjunto com uma amiga, durante toda a semana, 24h por dia. Tarefa fácil? Nem por isso! E acrescentem a isso, o facto de uma das crianças ter autismo... sim, torna-se mais desafiante... sim, torna-se mais especial e mágico, porque faz-nos encontrar a nossa capacidade de amar incondicionalmente, uma capacidade que, às vezes, esquecemos que temos.

Os dias começavam por volta das 7h20 e terminavam por volta das 22h e aquilo que foi uma semana pareceu, durante esse tempo, que tinha sido um mês.... e quando chegou ao fim, parecia que tinham passado apenas dois dias. O trabalho acabou ontem e já ontem eu sentia saudades.

Senti saudades dos pequenos, lindos olhares do J. (6 anos, com autismo), das suas gargalhadas fantásticas que contagiam toda a gente, da sua matreirice para perceber quando estamos distraídas e tentar tocar em todos os botões da aparelhagem ou dvd ou para abanar a televisão e quase fazê-la cair ou para beliscar o cão que só não o mordeu a sério porque acho que sabe que não é por maldade. Tenho saudades de ver J. todo feliz a nadar na piscina e a deitar-se como um senhor, na toalha, a secar. Tenho saudades de ir com ele ao WC e pô-lo a fazer xixi e festejarmos os dois, por ter feito um grande xixi na sanita. Tenho saudades dos playrooms e de todas as várias brincadeiras que fizemos lá dentro. Tenho saudades de o ver a levantar os braços para mim e procurar o meu colo. Tenho saudades de o ver comer com tanto prazer e felicidade. Tenho saudades dele, da sua magia e alegria. Tenho saudades dos "hummmmmmm" e dos "iiiiiihhhhhhhhhhhhh" e dos "brrrrrrrrrrrrrrr" que estava sempre a fazer. Tenho saudades do J. e adorei conhecê-lo e passar estes sete dias com ele.

Mas não só. Também tenho saudades do M. (4 anos), tenho saudades do cabelo loirinho, do sorriso malandro e da 'insolência' rebelde que tantas vezes me irritou um pouco. Tenho saudades de ouvi-lo cantar a sua versão do "gangam stáil" e de ouvir falar em línguas que nunca ouvi e que soavam a qualquer coisa deste género "mashtr roach ioscnarov"... Acho que ele se inspirou algures na língua russa. Tenho saudades de o ouvir tentar dizer palavrões e chamar a nossa atenção dessa maneira (eu sei que "não se deve" dizer palavrões, mas ele tinha tanta piada!). Tenho saudades de me sentar com ele na beira da piscina, tenho saudades de o ajudar a andar de bicicleta, tenho saudades de lhe dar banho e das pequenas birrinhas que fazia sempre... mas que depois, com um pouco de palhacice, se transformavam numa gargalhada linda. Tenho saudades de jogar a jogos de cartas sem sentido nenhum, mas que o faziam feliz.

Tenho algumas saudades de confusão, das pessoas todas juntas, do ritmo acelerado e de tudo isso. Foi um prazer conhecer toda a gente que sei que fizeram os possíveis para tornar esta semana o mais cómoda possível, acolher-nos da melhor maneira e ajudar-nos no necessário.
No final, fica o sabor de mais uma aventura, de mais uma experiência na qual aprendi imenso, cresci um pouco mais, dei muito de mim e recebi o mesmo ou mais em troca. Fica mais uma memórica louca de uma semana intensa e maravilhosa. Fica a memória daqueles dois pequenitos lindos a sorrirem, fica a memória de um amor e carinho que cresceu rápido e que ficará sempre guardado....

Obrigado a quem nos procurou para tomarmos conta do J. e do M. nesta semana, porque me deram uma oportunidade fantástica de crescer e aprender! Deram-me uma oportunidade de voltar ao essencial, de gastar e recuperar energia, de voltar a acreditar em milhares de coisas que me tinha esquecido, de voltar a sentir a força das mais pequenas coisas e lhes voltar a dar valor. Obrigado ao J. e ao M. por me ensinarem tanto em tão pouco tempo.... 

Acima de tudo, fica depois desta experiência, um enorme respeito por todos os pais de crianças com autismo ou diagnósticos similares, um respeito que já tinha e que cresceu nestes últimos dias. Porque, se têm um milagre lindo em casa, também têm, por vezes, um desafio (que pode ser fantástico!!!)... E percebo realmente que a atitude que o Programa Son-Rise tem por base ajuda imenso e é a chave para diminuir o desespero e a frustração que poderão sentir tantas vezes e aumentar o amor, a compaixão e a cumplicidade com a criança. Foram apenas sete dias e eu nada sei do que é ser pai ou mãe, mas tenho a certeza que se não tivesse as bases do programa Son-Rise, teria sido uma semana bem mais complicada!

Mas não foi... Terminei a semana feliz, realizada e com um brilhozinho nos olhos! :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

período cinzento, cinzentíssimo...

Não gosto de me sentir assim e não queria escrever sobre como me sinto, porque isso é admitir, de facto, que me sinto assim. E eu quero negá-lo a todo o custo. Mas não tenho como. Sinto-me completamente em baixo. Sinto mal em qualquer lado, sinto-me mal comigo, com o meu corpo, com tudo e acabo por fazer mal às pessoas que tenho a meu lado. É tão estranho.  Eu sei o que, supostamente, tenho de fazer para não me sentir assim, mas sinto-me tão fraca, como se não valesse a pena. Mais vale deixar-me ficar aqui sentada e não me chatear. Só que estar sentada sem fazer nada chateia-me! Um dia sentada a olhar para a televisão ou para o computador mata-me e não tenho conseguido fugir disso (pelo menos enquanto andar de muletas, por causa do pé torcido!)... Sinto que me sai tudo torto, canso-me das coisas com facilidade, quero explicar e não consigo. "Inês, o que é que se passa contigo?" e eu com um nó na garganta, a querer responder e não me sai nada, "Inês, por favor, fa
A introspeção é algo muito importante, que pode parecer bonito e relaxante, mas nem sempre o é. Não é nada fácil olharmos para nós e vermos as nossas falhas e vulnerabilidades. Mas, se não o fizermos, é bem mais difícil mudar e evoluir. E vamos continuar a bater com a cabeça contra a parede, sem perceber porque é que determinadas coisas continuam a acontecer. Eu ainda estou a trabalhar a nível do reconhecimento das vulnerabilidades, e uma delas é gritante e talvez comum a muitas pessoas: falta de confiança e/ou insegurança. Parece uma coisa banal, mas nem sempre é fácil admitir. Ou podemos até ser capazes de admitir para nós próprios, mas não para os outros. Para os outros, usamos sempre a capa de pessoa super confiante, invencível. Mas eu reconheço essa falha e sei que ela tem tido impacto em diferentes áreas da minha vida.  A insegurança fez com que muitas vezes não falasse mais com determinadas pessoas, não procurasse relacionar-me mais com elas, apesar de sentir uma ligaç

Love can be so much more, if you just let it be.

I knew almost nothing about her. But what she showed me was so much. I didn't know until then, how little I knew about love and about myself. She kissed me and the world change. It got bigger, and it turned into a big mess of infinite possibilities. It was amazingly scary and terrifically wonderful. How can someone we almost don't know, see us so well. She kissed me and I knew: love is free, as free as you want it to be. Love can be so much more, if you just let it be.