As desculpas não se pedem, evitam-se. Passei a minha vida inteira a ouvir isto, para chegar aos 25 anos e perceber que é a maior estupidez de sempre.
Essa é a uma frase que as pessoas usam quando colocam expectativas demasiado elevadas para as outras. As desculpas pedem-se sim, as desculpas são para se pedir, é das primeiras coisas que ensinamos às crianças: pedir desculpa quando erram ou fazem uma asneira. Porque é que a partir de determinada altura já não queremos que as pessoas nos peçam desculpa?
As desculpas pedem-se, o que se evita são os erros e ainda assim sabemos que ao longo da nossa vida iremos errar várias vezes.
Novamente, quem diz o contrário são as pessoas que criam expectativas excessivamente altas para os outros, impossíveis de cumprir.
E ainda que digamos que devemos evitar os erros, não por aí umas quantas linhas filosóficas ou o que lhe quiserem chamar que defendem que é a partir dos erros que aprendemos? Que é com os que crescemos? Que os erros são parte essencial da vida?
Uma vida sem erros não mostra que somos perfeitos, mostra apenas que nunca arriscamos.
Sim, pede desculpa.
Sim, evita errar de forma a magoar os outros. Mas acredita que eventualmente, e mesmo não querendo, isso vai acontecer. E quando acontecer pede desculpa.
Sim, arrisca. Isso vai-te trazer tudo o que é a vida, sofrimento e alegria, amor e angústia.
As desculpas pedem-se, os erros é que se evitam. Mas já dizia o outro "errar é humano". Bem, começa a ficar complicado, não é?
Perdoemo-nos todos uns aos outros, enquanto seres humanos, capazes de amar e ser empáticos com o outro. Perdoemo-nos, sem nos cobrarmos uns aos outros mais do que isso.
weheartit.com |
Comentários