Avançar para o conteúdo principal

O bom que é chorar

Sempre tive o dom de chorar muito facilmente. Nem sempre sinto que isso seja um dom, mas penso que é melhor vê-lo dessa forma do que sentir-me envergonhada por chorar. Porque chorar é bom, os homens também choram e quem chora não é fraco. É bom que fique claro.
Porém, na verdade, sempre cresci com o rótulo "vidrinho de cheiro", que é como quem diz "uma pessoa não lhe pode dizer nada que desata logo a chorar", e por mais carinho que as pessoas tivessem por mim, isto nunca foi dito com muita meiguice. Fui crescendo um bocado irritada com este meu "problema", pois por muito que quisesse, não conseguia controlar o choro, principalmente em situações de confronto e em situações que me sentia exposta. Lá começava eu a rir de forma estranha e descontrolada, para tentar esconder o que sentia, e poucos segundos depois lá vinha um mar de lágrimas que eu não conseguia parar.
Acredito que muitas pessoas que me são próximas conseguem ver o quanto evolui nesse aspeto ao longo dos anos, desde o momento de tirar fotografias na escola, nas quais ficava sempre a chorar, até às despedidas constantes de alguns familiares que só queria perto de mim, mas tinha de os deixar ir. 
Sei que evolui, orgulho-me disso, mas nunca consegui usar uma máscara tão forte que não se desmanchasse. Por isso, quando estou em baixo e alguém me questiona sobre isso, as lágrimas caem muito facilmente. Quando me irrito ou fico extremamente ansiosa, as lágrimas caem facilmente. As lágrimas caem-me mais rápido do que eu gostaria, normalmente deixando preocupadas as pessoas que me rodeiam, algumas vezes com razão outras nem tanto. Às vezes, choro porque sim, porque estou mais vulnerável e o que precisava mesmo era de despejar sentimentos. Outras vezes choro, porque já acumulei demasiado, porque ando a guardar muita coisa ou porque me anda a faltar alguma coisa importante e na falta de algo ou no excesso de coisas, choro. Se a situação melhora? Normalmente não, mas fica um alívio, mostra às pessoas e a mim própria que algo não está bem e ativa mecanismos para melhorar.
Deixem as pessoas chorar, evitem julgamentos quando isso acontecer. Todos somos fortes e todos choramos, num momento ou noutro. E todos já tivemos vontade de chorar e fizemos força para nos controlarmos e sabemos o quanto isso custa. Chorem. De tristeza, de emoção, de frustração, de ansiedade, de felicidade. Chorem, deixem-se inundar de sentimentos e emoções e, a partir daí aprendem aos poucos a lidar com isso. Não há sentimentos bons ou maus, apenas sentimentos para serem sentidos. Chorar não é bom nem mau, se pensarem bem, as lágrimas estão presentes nos momentos mais importantes das nossas vidas, sejam eles felizes ou não.
Chorem. E riam muito também. A vida é feita disso.
imagem retirada de weheartit.com



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A introspeção é algo muito importante, que pode parecer bonito e relaxante, mas nem sempre o é. Não é nada fácil olharmos para nós e vermos as nossas falhas e vulnerabilidades. Mas, se não o fizermos, é bem mais difícil mudar e evoluir. E vamos continuar a bater com a cabeça contra a parede, sem perceber porque é que determinadas coisas continuam a acontecer. Eu ainda estou a trabalhar a nível do reconhecimento das vulnerabilidades, e uma delas é gritante e talvez comum a muitas pessoas: falta de confiança e/ou insegurança. Parece uma coisa banal, mas nem sempre é fácil admitir. Ou podemos até ser capazes de admitir para nós próprios, mas não para os outros. Para os outros, usamos sempre a capa de pessoa super confiante, invencível. Mas eu reconheço essa falha e sei que ela tem tido impacto em diferentes áreas da minha vida.  A insegurança fez com que muitas vezes não falasse mais com determinadas pessoas, não procurasse relacionar-me mais com elas, apesar de sentir uma ligaç

Love can be so much more, if you just let it be.

I knew almost nothing about her. But what she showed me was so much. I didn't know until then, how little I knew about love and about myself. She kissed me and the world change. It got bigger, and it turned into a big mess of infinite possibilities. It was amazingly scary and terrifically wonderful. How can someone we almost don't know, see us so well. She kissed me and I knew: love is free, as free as you want it to be. Love can be so much more, if you just let it be.

período cinzento, cinzentíssimo...

Não gosto de me sentir assim e não queria escrever sobre como me sinto, porque isso é admitir, de facto, que me sinto assim. E eu quero negá-lo a todo o custo. Mas não tenho como. Sinto-me completamente em baixo. Sinto mal em qualquer lado, sinto-me mal comigo, com o meu corpo, com tudo e acabo por fazer mal às pessoas que tenho a meu lado. É tão estranho.  Eu sei o que, supostamente, tenho de fazer para não me sentir assim, mas sinto-me tão fraca, como se não valesse a pena. Mais vale deixar-me ficar aqui sentada e não me chatear. Só que estar sentada sem fazer nada chateia-me! Um dia sentada a olhar para a televisão ou para o computador mata-me e não tenho conseguido fugir disso (pelo menos enquanto andar de muletas, por causa do pé torcido!)... Sinto que me sai tudo torto, canso-me das coisas com facilidade, quero explicar e não consigo. "Inês, o que é que se passa contigo?" e eu com um nó na garganta, a querer responder e não me sai nada, "Inês, por favor, fa