Desde o início do ano que ando mais focada em minimizar a quantidade de lixo que produzo e, ao mesmo tempo, optar por opções naturais para diferentes situações.
Sim, nós produzimos muito lixo com as coisas mais simples. Agora cada vez que olho para o meu caixote do lixo, fico a pensar "porquê?", não há razão para tanto lixo, tanto plástico, tanto papel. Principalmente, quando vou às compras, chego a casa e arrumo tudo, retiro das embalagens (de papel ou plástico) e zás, lixo! Sem dar por ela, já está o lixo cheio, assim, sem mais nem menos.
Por outro lado, se tenho alternativas naturais para alguns produtos que compro, porque não utilizá-las? E algumas são mesmo a coisa mais simples do mundo. Eu fiz a minha primeira pequena mudança e estou contente. Penso que nos próximos tempos não vou comprar mais produtos para limpar a casa (excepto chão). Ainda tenho em casa alguns produtos que ainda não decidi se os uso até acabar ou se deixo de parte para alguma "emergência". Mas atualmente limpo toda a casa (isto é, limpar o pó, limpar a cozinha e wc) só com um pano e um frasquinho com um mistura simples: água, vinagre, pau de canela e casca de limão:
- não uso mais nada
- fica tudo limpo
- é natural
- é barato
- rende bastante!
Não vos sei dizer as doses que utilizei de cada coisa, mas não tenho dúvidas de que conseguem fazer igual!
É uma mudança simples, eu sei. Mas é aos pouquinhos que se começa, e já estou a estudar e preparar novas mudanças!
Quem me conhece vai pensar que lá estou eu com mais uma maluquice e mania. Mas a verdade é que eu sou feliz assim!
Comentários