Até me considero uma pessoa calma e tranquila, mas às vezes, o lado agressivo e impaciente vem ao de cima. E normalmente acontece nos momentos mais desadequados.
Muitas vezes, vamos guardando coisas para nós, não dizemos o que nos irrita a determinado momento, porque não vale a pena, não queremos magoar as pessoas, etc. E em vez de nos deixarmos sentir e transmitir o que sentimos, escondemos e achamos que desaparece. Mas isso não acontece, ele fica só bem escondido no meio dos nossos pensamentos, pronto para saltar cá para fora num momento em que não é chamado. Nããoo!
E, assim, sem pensar e sem dar por ela, estamos a meio de uma conversa perfeitamente normal e lá sai uma resposta da nossa parte bem mais agressiva do que esperávamos. Ai, mas agora já está, não vale a pena pensar mais nisso, passou. Pois, o problema é que normalmente escala, e a conversa torna-se uma discussão e depois num verdadeiro conflito. E, no final, vou para casa a pensar: mas que raio, nem sei como é que a conversa começou?
E, se às vezes, até penso que tinha alguma razão no que estava a defender, rapidamente ao olhar para trás, percebo que a razão que poderia ter se perdeu toda pela forma como simplesmente reagi ao que me foi dito. Não ouvi o que foi dito com a atenção, não tentei esclarecer, não refleti e não explorei outras interpretações. Reagi e ponto.
Se gosto de reconhecer isto? Sim e não. Sim, porque reconhecer me permite mudar e não, porque sei que consigo ser melhor. Mas, hey, este é o caminho! :D
Às vezes, estamos tão cegos de razão ou tão cegos com o turbilhão de emoções e sentimentos que sentimos em relação a outras situações e pessoas, que nos esquecemos de olhar para a pessoa que está à nossa frente e que é totalmente alheia a tudo isso, está só a partilhar connosco as suas ideias, histórias, etc.
Por isso, para mim é importante:
- Tentar não guardar/esconder sentimentos;
- Respirar fundo quando sinto que algo me está a afetar mais do que seria suposto;
- Esperar 10 segundos antes de vomitar uma reação ao que se está a passar;
- Procurar a melhor interpretação para o que a pessoa fez/disse;
- Sendo que normalmente acontece com pessoas de quem gosto bastante, é importante também lembrar-me disso.
Por estas e outras razões é que a educação emocional é importante, para nos habituarmos a refletir sobre o que sentimos e pensamos, sobre as nossas ações e comportamentos. Para aprendermos a agir de forma refletida e não reagirmos de forma agressiva ao que se passa à nossa volta.
Comentários